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Tipo do documento: Dissertação
Título: Maestro de nós mesmos: uma perspectiva comparativa entre as figuras do maestro e do professor
Título(s) alternativo(s): Conductor of ourselves: a comparative perspective between the figures of the conductor and the teacher
Autor: Campos, Tamara de Souza 
Primeiro orientador: Cunha, Neiva Vieira da
Primeiro membro da banca: Leroux, Liliane
Segundo membro da banca: Pinto, Diana de Souza
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se existem aspectos similares na relação entre o maestro de orquestra e o professor. A hipótese é que a prática desses atores sociais, dentro do ambiente institucional orquestra e escola, limita a ação dos indivíduos que se encontravam subordinados aos mesmos no caso músicos e alunos , resultando em estudantes que sempre dependeriam de explicações e não podem avançar sem a tutela do mestre, e músicos que ficam restritos a função de técnicos do som, de meros executores, não ajudando, por exemplo, a compor o espetáculo, escolher repertórios, entre outros atos considerados da alçada do maestro, que seria o verdadeiro artista dentro do microuniverso orquestra. Da mesma forma, o professor seria o único detentor do verdadeiro saber, o saber científico. Para investigar se tal perspectiva comparativa era possível, foi adotada a Análise de Discurso da vertente sociointeracional em quarto cenas de dois filmes: Ensaio de Orquestra, para estudar o papel do maestro e do músico, e Ao Mestre com Carinho, para que os papeis de professor e aluno fossem investigados. Além da análise de discurso sociointeracional, explorado enquanto perspectiva, também foi utilizado o modelo do SPEAKING, proveniente da etnografia da comunicação, aplicado como ferramenta metodológica para entender as cenas do filmes de maneira mais profunda: quais os atores sociais envolvidos, os propósitos comunicativos, o tom da comunicação, as normas que regulam a interação. Para que ficasse mais claro como, no curso da interação dramática, os atores cooperam para definição de situação, entendem seus papeis, os negociam, se posicionam, quebram as regras ou se submetem a elas, recorremos a dinâmica dos enquadres e alinhamentos, que possibilitam ver como os posicionamentos dos atores mudam no curso da encontro face a face
Abstract: This study aims to determine if there are similar aspects in the relationship between teacher and orchestra conductor. The hypothesis is that the practice of these social actors, within the institutional environment of school and orchestra, limits the actions of individuals who were subordinate to them in case, musicians and students - resulting in students who always depend on explanations and can not move forward without the tutelage of master and musicians who are restricted to the function of the sound technicians, mere executors, not helping, for example, to compose the show, choosing repertoire, among other acts considered the purview of the conductor, that would be the true artist inside the orchestra`s microuniverse. Likewise, the teacher would be the only holder of true knowledge, scientific knowledge. To investigate whether such a comparative perspective was possible, was adopted sóciointeracional discourse analysis to study four scenes from two movies: Orchestra Rehearsal, to investigate the social role of conductor and musician, and To sir with Love, for the roles of teacher and student were analyzed. Besides the analysis of sociointeracional discourse, that was explored as a perspective, we used the Hymes s SPEAKING grid, from the ethnography of communication, applied as a methodological tool to understand the scenes of the movies in a deeper way: who are the social actors involved, what are the communicative purposes, what are the tone of the communication and the rules governing the interaction. To make more clear how in the course of the dramatic interaction actors cooperate to define the situation, understand their roles, negotiate, stand, break the rules or submit to them, we used the dynamics of framings and footings, enabling see how the positions of the actors change in the course of meeting face to face
Palavras-chave: Conductor
Teacher
Social Role
Discourse Analysis
Maestro
Professor
Papel Social
Análise de Discurso
Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CAMPOS, Tamara de Souza. Maestro de nós mesmos: uma perspectiva comparativa entre as figuras do maestro e do professor. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10137
Data de defesa: 4-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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