Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10138
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Perfil das crianças e famílias do Clube dos Descobridores da Casa da Ciência |
Autor: | Freire, Adriani Pinheiro ![]() |
Primeiro orientador: | Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
Segundo membro da banca: | Cazelli, Sibele |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar o perfil das crianças e dos adolescentes que participam do Clube dos Descobridores, um projeto de educação não formal promovido pela Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Praia Vermelha. O principal objetivo do Clube é o de atender o público infantil e jovem que frequenta a Casa da Ciência, ajudando-os a estabelecer relações entre suas vidas cotidianas e as Ciências, a Arte e as Culturas, por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares. A pesquisa fez uso de um questionário e de entrevistas para investigar as características sociodemográficas das crianças/adolescentes, suas motivações para frequentarem o Clube, o papel de suas famílias no estímulo à participação e como eles compreendem a relação entre as aprendizagens adquiridas no Clube e na escola onde estudam. Os resultados alcançados evidenciam que, apesar das condições adversas de suas vidas em relação a aspectos econômicos, sociais e culturais, o capital social (interno e externo) baseado na família e na escola possibilita que as crianças tenham algumas vantagens que permitem seu acesso às práticas culturais no modo cultivado, promovendo aspectos do desenvolvimento global e escolar. |
Abstract: | This study aimed to investigate the profile of children and adolescents participating in the Discoverers ' Club , a project of non-formal education sponsored by the Science House , on the campus of Praia Vermelha , Federal University of Rio de Janeiro - UFRJ . The main objective of the Club is to serve the public and young child who attends the House Science , helping them make connections between their everyday lives and Sciences , the Arts and Culture , through interdisciplinary teaching projects . The research used a questionnaire and interviews to investigate the sociodemographic characteristics of children / adolescents , their motivations for attending the Club , the role of their families in encouraging participation and how they understand the relationship between the learning acquired in the Club and school where they study . The results obtained show that , despite the adverse conditions of their lives in relation to economic , social and cultural capital ( internal and external ) based on the family and the school allows the children to have some advantages that allow access to practices cultural mode cultivated by promoting aspects of global development and school |
Palavras-chave: | Non-formal Education Science education Clube dos Descobridores Educação não formal Educação científica Ciência - Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | FREIRE, Adriani Pinheiro. Perfil das crianças e famílias do Clube dos Descobridores da Casa da Ciência. 2013. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10138 |
Data de defesa: | 26-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Adriani Corrigida 30-11-2013 - pdf.pdf | 4,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.