Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10139
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação e cotidiano escolar: usos e desusos da Provinha Brasil na alfabetização
Título(s) alternativo(s): Evaluation and school quotidian: usage and non-usages of Provinha Brasil in alphabetization
Autor: Mota, Maria Océlia 
Primeiro orientador: Araújo, Ivanildo Amaro de
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Segundo membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Resumo: Este estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Duque de Caxias. O trabalho buscou pistas e indícios dos possíveis efeitos e implicações da Provinha Brasil no cotidiano escolar, procurando compreender como elas são ressignificadas pelos sujeitos ordinários, praticantes do cotidiano escolar. Buscou, também, identificar práticas diferenciadas no espaçotempo dos processos de ensinaraprender da sala de aula, além de discutir outras práticas de avaliação utilizadas na alfabetização e suas contribuições para a aprendizagem dos/as alunos/as. No campo teórico-metodológico, Morin (2012); Ginzburg (1989); Certeau (2012);Alves (2001) e Esteban (2001, 2006,2009) proporcionaram as âncoras para investir no desafio da pesquisa do cotidiano.Foram utilizadas a observação participante, as conversas/entrevistas, análise de documentos e fotografias. O acesso às informações forneceu material necessário para tecer os (des) afios da pesquisa. Como indício reativo e, também, de resistência, tanto a escola como a professora da turma 201, demonstraram indiferença, quanto ao uso da Provinha Brasil como diagnóstico e ajuda no planejamento pedagógico, o que implica desusos. Nas conversas, foi perceptível o quanto as políticas de avaliação afetam diretamente a subjetividade dos/as professores/as, que se mostraram ressentidos diante da desconsideração de seus saberes, de sua profissionalidade e da perda de sua autonomia. As práticas investigadas na turma 201,transbordaram as barreiras da avaliação e revelaram a complexidade e multiplicidade dos fios que tecem o cotidiano escolar. Quanto aos processos avaliativos desenvolvidos pela docente na turma e que também foram objetos de análise nesse trabalho, podemos considerar que, tanto as avaliações diagnósticas, como os relatórios descritivos, demonstraram serem insuficientes para servirem como auxiliadores do processo de ensino e aprendizagem, visto que a avaliação no sentido em que é realizada fica dissociada do processo de ensino e aprendizagem. E, na contramão da lógica que valoriza e procura empurrar os sujeitos para a competição individual, foram encontradas ações coletivas e compartilhadas dos/as alunos/as, que astuciosamente se aproveitam de cada brecha, que a rotina escolar lhes oferecem, inventando outras formas de aprenderensinar, num processo de auto-organização, a fim de conquistar a tão sonhada alfabetização.
Abstract: This research was made in a 20 Class of Primary education a public school of Duque de Caxias city. The study sought for signs of Provinha Brasil possible effects in school quotidian, in order to understand how ordinary school subjects give it different meanings. It was also an aim of this research to identify different practices in the time-space of teaching learning process at a classroom, beyond that it is pointed out another practices of evaluation used in the alphabetization and its contributions for students learning process. The methodological approach is addressed by the following researches of school quotidian: Morin (2012); Ginzburg (1989); Certeau (2012);Alves (2001) and Esteban (2001, 2006,2009) . Through the use of participatory observation, multiple conversations/ interviews, documental analysis and photos the data was collected revealing challenges and resistence. The first sign of resistence against the Provinha Brasil was brought up by the school and the 201 class teacher . Both denied Provinha Brasil as a away of diagnosis that could help the pedagogical plan, what implied a non-usage. During the conversations it was possible to realize how the evaluation policy affects teachers negatively in their subjectivity. They seem to be disappointed, once their knowledge was not taken into account. They are concerned about the loss of autonomy. The pedagogical pratices analysed pushed the Provinha Brasil borders forward and the findings revealed the complexity of the school quotidian s threads. Yet, the diagnostic assessement tools and written report produced by the 201 class teacher were ineffective enough to work as an auxiliary tool of the learning process, once they don t address its multiple sides. In the opposite direction of the logic that embrace and pushes for individual competition, the findings gleaned from this research, revealed some students participatory actions as attempts to create new ways of learning-teaching , what suggests a self-organisation process for integrate the school daily routine gaps and reach the alphabetization.
Palavras-chave: Evaluation
Alphabetization
School quotidian
Avaliação
Alfabetização
Cotidiano escolar
Avaliação educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MOTA, Maria Océlia. Avaliação e cotidiano escolar: usos e desusos da Provinha Brasil na alfabetização. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10139
Data de defesa: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Maria Ocelia.pdf4,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.