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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação como espaço de dissenso: traduções possíveis na política curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Evaluation as space dissent: possible translations of the curriculum policy of in Municipal Secretariat of Education of Rio de Janeiro
Autor: Mendes, Juliana Camila Barbosa 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Resumo: Esta dissertação investiga os movimentos interelacionados da política de avaliação e da política curricular na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), problematizando a introdução de estratégias como provas bimestrais, produção de material pedagógico, entre outras avaliações na rede que trazem novos sentidos para a produção curricular. A partir de análise de documentos curriculares que orientam essa política quanto aos procedimentos e concepções de avaliação, esse estudo visou melhor compreender os deslocamentos de sentido para a avaliação, como estratégia de legitimação de conhecimentos e práticas, bem como a análise dos sentidos do projeto educativo que foi assumido pelo município do Rio de Janeiro. Apoiada nas discussões de Ball (1992), recorro ao Ciclo de Políticas como modelo analítico para entender o processo de articulação entre esferas políticas. Concebo essa relação entre currículo e avaliação como lugar de negociação, embates e disputas, no qual analiso os sentidos de uma prática avaliativa padronizada vinculada a produção curricular. Argumento que está política criou um consenso hegemônico quanto a avaliação como competência técnica, a partir da inversão do sentido de qualidade, traduzido no discurso do texto político. Portanto, se estabelece um contexto avaliador para a escola, baseada numa política curricular que cria uma centralidade na avaliação como dispositivo de regulação do aluno e do trabalho docente, no qual o currículo e avaliação representam o exato local de disputa
Abstract: This dissertation investigates the interrelated movements of the evaluation and of the curriculum policy in the Municipal Secretariat of Education of Rio de Janeiro (SME/RJ), discussing the introduction of some strategies as bimonthly tests, production of teaching materials, among other evaluation methods in the SME that bring new directions for curriculum production. From the analysis of curriculum documents that guide this policy on procedures and concepts of evaluation, this study aimed to better understand the meaning displacements of evaluation, as a strategy of legitimization of the knowledge and practices, as well as the analysis of the meanings of the educational project which was assumed by the municipality of Rio de Janeiro. Funded in the discussions of Ball (1992), I turn to the Policy Cycle as an analytical model to understand the articulating process among political spheres. I conceive this relationship between curriculum and assessment as a place of trading, conflicts and disputes, in which I analyze the meanings of a standardized assessment practice linked to curricular production. I argument that this policy has created a hegemonic consensus regarding the evaluation as technical competence, from the reversal of the sense of quality, translated in the political text discourse. Therefore, the evaluation context is established to the school, based on a curriculum policy that creates a central role in the assessment as a regulatory device of the student and of the teacher's work, in which the curriculum and assessment represent the exact place of dispute.
Palavras-chave: Curriculum policy
Política curricular
Prova
Currículos - Planejamento
Avaliação educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MENDES, Juliana Camila Barbosa. Avaliação como espaço de dissenso: traduções possíveis na política curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10146
Data de defesa: 12-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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