Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10148
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ética para além da moral: os apelos para o reconhecimento na escola
Título(s) alternativo(s): Ethics beyond the moral: the appeals to recognition in the school
Autor: Flor, Denanci Lopes 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Rocha, Silvia Pimenta Velloso
Segundo membro da banca: Oliveira, Renato José de
Resumo: Este trabalho tem como proposta problematizar os atos de transgressões operados no cotidiano escolar sob os preceitos da ética e dos valores morais. Na interseção entre filosofia, psicanálise e educação tecemos nossa reflexão sobre o assunto, deflagrando alguns estudos pertinentes aos discursos conceituais, à questão da constituição dos sujeitos e das regras sociais, bem como de um fazer docente que questione os atos de transgressão no espaço da educação. Tal pesquisa se deve à inquietação provocada pelo contexto da sociedade hodierna, a qual, mergulhada numa grave crise de violência e de valores éticos, reavalia e revalida princípios e conceitos que, nitidamente, diante de uma conjuntura cada vez mais inclinada aos apelos do capital, vem deixando de nortear as relações sociais no decorrer dos anos. Neste contexto, o docente é cada vez mais convocado a desempenhar papéis que outrora pertenciam a outras categorias sociais, principalmente, com o avanço das escolas públicas de tempo integral. Aludimos assim a esta realidade, o desafio de engajar a ação educativa em demandas de eticidade. Aparar as arestas de um objeto de investigação tão amplo não é tarefa simples, portanto, consideraremos alguns recortes da constituição psíquica e social dos sujeitos. Analisando o lugar da ética na relação ensino/aprendizagem, no processo de formação escolar e no fazer docente, trabalhamos com o pressuposto de que a tensão sofrida cotidianamente pela criança e pelo adolescente, de um lado pelo tecido social, família, escola e Estado e do outro, pelo desejo de ser reconhecido nos grupos sociais, podem mesmo acirrar comportamentos inadequados e violentos na escola. Portanto, a postura adotada pelo educador frente aos conflitos internos e externos do aluno poderá, paradoxalmente, facilitar ou mesmo impedir uma dada má ação no seio da escola. Nossa finalidade é promover reflexões possíveis sobre as dimensões da ética nas relações manifestadas principalmente entre o docente e o aluno, acreditando que a existência de um espaço coletivo de discussão poderá contribuir para que ambos encontrem saídas próprias frente aos impasses que a questão ético/moral no âmbito educativo impõe.
Abstract: The proposal of this work is to investigate among Philosophy, Psychoanalysis and Education, the problematic regarding moral and ethical transgression acts within school environment. This research is caused by the concern about the context of today s society. Which, immersed on a serious crisis regarding ethical values, reassesses and revalidates principle and concepts which, clearly, before this situation, has stopped guiding human conduct on the last years. Trimming the edges of such huge investigation object is not a simple task, therefore, we will consider only some clippings on the psychic panorama of today s society, outlining the occurred metamorphosis and the ethical impact they have caused. Our theoretical proposal is to analyze the importance and necessity of ethics on the teaching / learning relation, on the school formation process, on the teacher doing, as well, allude the challenge of engaging the educative action on ethical patterns, in a conjuncture of traditionally instituted inequality, where the teacher is called to play a role which once belonged to other categories. We work on the hypothesis that the daily suffered tension by the children and teenagers, on one side from the social tissue, family, school and state and on other side, from their desire to be recognized in social groups, including the school, stimulate inadequate behaviors. Therefore, the posture adopted by the educator, in the face of internal and external conflicts of the student may paradoxically facilitate or prevent a specific bad action within the school. Our goal is to point out some specific barriers in order to promote possible reflections concerning the impasse related to this theme. We believe that the creation of a collective space of discussion may contribute to, both educator and student, each of them being responsible for his tasks, find appropriate solutions into the barriers that the ethical/moral question in the educational scope imposes.
Palavras-chave: Ethics
School transgression
Punishment
Ética
Valores
Educação
Regra
Sanção
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FLOR, Denanci Lopes. Ética para além da moral: os apelos para o reconhecimento na escola. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10148
Data de defesa: 23-Mai-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Denanci Flor 3-terminada.pdf1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.