Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10153
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes em Alfabetização: narrativas de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias
Título(s) alternativo(s): Knowledge in literacy: narratives of literacy teachers of Municipal Education in Duque de Caxias
Autor: Baptista, Alessandra Ribeiro 
Primeiro orientador: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Andrade, Ludmila Thomé de
Resumo: Este estudo busca desvelar singularidades dos saberes em alfabetização no contexto da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, tomando como objeto de análise narrativas de professores identificados como alfabetizadores. Especialmente busca-se verificar nessas narrativas os saberes que constituem, para o universo pesquisado, os eixos estruturadores da profissionalidade docente (em alfabetização). As razões pela quais se propõe esta investigação encontram eco nos estudos que se ocupam com a questão da formação de professores, da profissionalidade docente e dos saberes docentes que tem como fonte teórica inspiradora autores, como: Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2000, 2002), Schön (2000) and Ardoino (1969, 1998). Com base nesses autores explicitam-se questões consideradas nodais, tanto do ponto de vista da formação inicial e continuada de professores quanto da prática pedagógica escolar propriamente dita. São elas: dimensões dos saberes em alfabetização, constituição e apropriação desses saberes pelo professor e as narrativas como elemento de expressão de singularidades. No presente estudo, os saberes docentes são identificados a partir das narrativas do professor. Portanto, utiliza-se a narrativa como uma possibilidade de apreender as implicações pessoais, as marcas construídas na trajetória individual, além de permitir a expressão da vez e da voz do professor. E também por servir de base para a elaboração de novas propostas para a formação docente. A partir dos resultados é possível perceber que os saberes docentes são construídos pelas representações sobre o ensinar, o aprender e o conhecimento que o sujeito constrói nas relações que estabelece ao longo de sua história. Assim, a formação inicial e continuada torna-se efetiva quando permite e estimula os professores a reverem seus processos de autoconstituição e as relações destes com suas práticas.
Abstract: This study aims to reveal singularities of knowledge in literacy in the context of the Municipal Education Duque de Caxias, taking as object of analysis of narratives identified as literacy teachers. Especially seeks to verify the knowledge that these narratives are, for the group studied, the structural axes of teacher professionalism (literacy). The reasons why this research proposes are echoed in studies dealing with the issue of teacher training, the teaching profession and teacher knowledge whose theoretical source inspiring authors such as: Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2000, 2002), Schön (2000) and Ardoino (1969, 1998). Based on these authors are explicit nodal issues considered, both in terms of initial and continuing training of teachers and the teaching practice school itself. They are: dimensions of literacy knowledge, creation and appropriation of knowledge by the teacher and the narrative as an expression of singularities. In the present study, teacher knowledge are identified from the narratives of the teacher. Therefore, we use the narrative as a chance to grasp the implications of personal brands built on individual trajectory, and allows the expression of the time and the teacher's voice. And also provide the basis for the preparation of new proposals for teacher training. From the results it is possible to realize that teaching knowledge are constructed through representations about teaching, learning and knowledge that the subject builds on establishing relationships throughout its history. Thus, the initial and continuing training becomes effective when it allows and encourages teachers to review their processes of self-constitution and their relations with their practices.
Palavras-chave: Knowledge in literacy
Narratives of literacy teachers
Dimensions of knowledge in literacy
Saberes em alfabetização
Narrativas de professoras
Prática pedagógica
Professores alfabetizadores
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BAPTISTA, Alessandra Ribeiro. Saberes em Alfabetização: narrativas de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10153
Data de defesa: 8-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Alessandra Finalizada.pdf818,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.