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Tipo do documento: Dissertação
Título: Era uma vez a liberdade
Título(s) alternativo(s): Once upon a time freedom
Autor: Guzmán, Fernanda Inácio Eduardo 
Primeiro orientador: Leroux, Liliane
Primeiro coorientador: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Primeiro membro da banca: Sobreira, Henrique Garcia
Segundo membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Terceiro membro da banca: Merçon, Juliana
Resumo: Partindo da experiência da pesquisadora como professora em uma escola construtivista e suas decepções com as promessas de alegria e liberdade que, ao longo de sua formação, depositara neste método pedagógico, esta pesquisa busca colocar em perspectiva - inspirada em algumas ideias de Baruch Spinoza -, uma outra ideia de alegria e liberdade, bem como delinear algumas implicações que esta nova abordagem poderia trazer ao pensarmos a escola para além do construtivismo. Sem a intenção de propor um método, a pesquisa ensaia alguns aspectos do deslocamento do que entendemos como alegria e liberdade.As conclusões do trabalho apontam que o caminho tortuoso e cheio de obstáculos para que uma vida escolar seja o mais alegre e livre possível seria aquele capaz de fazer brotar, estimular e desenvolver a potência singular de seus alunos e professores, conduzidos por sua natureza.
Abstract: Starting from the experience of the researcher as a teacher in a constructivist school and their disappointments with the promises of joy and freedom that, throughout his training, deposited in this pedagogical method, this research seeks to put in perspective - inspired by some ideas of Baruch Spinoza - another idea of joy and freedom, as well as outlining some implications that this new approach could bring the school to think beyond constructivism. Without the intention to propose a method, the research tested some aspects of the displacement that we understand how joy and freedom. The findings of the study show that the tortuous path full of obstacles and for a school life is as happy and free as possible that would be able to bring out, encourage and develop the unique power of their students and teachers, led by their nature.
Palavras-chave: Freedom
Joy
Power
Constructivism
Liberdade
Alegria
Potência
Construtivismo
Spinoza
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: GUZMÁN, Fernanda Inácio Eduardo. Era uma vez a liberdade. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10166
Data de defesa: 19-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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