Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10170
Tipo do documento: Dissertação
Título: Religiosidade na escola: afirmações e silenciamentos
Título(s) alternativo(s): Religiosity in school: assertions and silences
Autor: Gomes, Ursula Barrozo 
Primeiro orientador: Ramos, Aura Helena
Primeiro membro da banca: Barreiros, Débora Raquel Alves
Segundo membro da banca: Cavaliere, Ana Maria Villela
Resumo: Com base no debate sobre diferença, o estudo analisa o modo como a questão da religiosidade é significada e tratada nas práticas escolares. Abordando religião como processo de construção cultural, vale dizer, de significação discursiva que se desenvolve no âmbito de relações de poder, o estudo busca compreender os espaços que diferentes manifestações religiosas ocupam no ambiente escolar; como as disputas hegemônicas por significação acontecem e quais são as práticas de afirmação e silenciamento das diferenças religiosas na escola. A pesquisa traz a contribuição de Stuart Hall para a compreensão de cultura numa dimensão intercultural para além dos binarismos fixos estruturalistas. Analisa os processos de negociação da diferença a partir da abordagem de Chantal Mouffe sobre constituição do social; consenso conflituoso e democracia agonística, o que possibilita descolar as identidades da rigidez suposta ou imposta pela polaridade nós-outros construída no pensamento universalista. Uma importante referência, ainda, advém da conceituação nomeada de inculturação das religiões de Joanildo Burity. Dessa forma, procura refletir sobre processos educacionais orientados pela perspectiva pedagógica proposta por Aura Helena Ramos, segundo a qual a Educação em Direitos Humanos tem como referência a constituição de espaços de manifestação do dissenso, de negociação da diferença e de produção curricular, o que indica uma abordagem que se contrapõe a processos de silenciosamente de códigos culturais da hegemonia religiosa cristã ocidental.
Abstract: Based on the discussion on the difference, the study examines how the issue of religion is meant and treated in school practices. Addressing religion as a cultural construction process, that is, the discursive meaning that develops within power relations, the study seeks to understand the spaces we occupy different religious manifestations in the school environment; as the hegemonic signification disputes happen and what are the practical affirmation and silencing of religious differences in schools. The research brings the contribution of Stuart Hall for understanding culture in intercultural dimension beyond the structuralist fixed binaries. Analyzes the processes of negotiation of difference from Chantal Mouffe approach on the social constitution; conflicting consensus and agonistic democracy, which allows take off the identities of the alleged rigidity imposed by the polarity or the other-we built the universalist thought. An important reference, however, stems from the concept named "inculturation of religions" of Joanildo Burity. Thus discuss how educational processes guided by pedagogical perspective proposed by Aura Helena Ramos, according to which the Human Rights Education has reference to the constitution of spaces manifestation of dissent, negotiation of difference and curriculum production, which indicates an approach that contrasts the processes of cultural codes silently Western Christian religious hegemony.
Palavras-chave: Religiosity and School
Religion, culture and difference
Education on Human Rights
Religiosidade e Escola
Religião, cultura e diferença
Educação em Direitos Humanos
Religião nas escolas públicas
Igreja e educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: GOMES, Ursula Barrozo. Religiosidade na escola: afirmações e silenciamentos. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10170
Data de defesa: 11-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Ursula Barrozo Gomes.pdf1,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.