Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10171
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tramando na rede: o Diário de Classe
Título(s) alternativo(s): Plotting the network: the Diário de Classe.
Autor: Barros, Raquel Silva 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Leroux, Liliane
Segundo membro da banca: Pischetola, Magda
Terceiro membro da banca: Miranda, Claudia
Resumo: O estudo apresenta uma análise dos fios/vazios que se traçam na elaboração da fanpage Diário de Classe: a verdade, criada pela adolescente Isadora Faber. A página, que tornou-se manchete em diferentes canais midiáticos, apresenta denúncias sobre a situação de precariedade de algumas instalações que a escola Maria Tomázia Coelho, localizada na cidade de Florianópolis em Santa Catarina, apresentava. Desta forma, o objetivo deste trabalho está em investigar de que maneira a página em questão tornou-se um fenômeno na grande rede a partir das publicações realizadas por Isadora Faber. Para a realização da pesquisa baseamo-nos na entrevista cedida pela autora da página, de algumas reportagens publicadas online e de uma análise exploratória do corpo da fanpage. O trabalho apresenta apontamentos que retratam inicialmente de que maneira as novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão inseridas em nossas vidas e em especial, na escola, tratando o tema como uma expressão que vem sendo abordada como uma ideia de impacto, todavia. A abordagem rede/nós e vazio/furo foram trabalhados de maneira a estabelecermos um paralelo entre os termos e delinearmos nossa metodologia de estudo, então. Em um terceiro momento, os termos massivo e pós-massivo de comunicação foram tratados nesta pesquisa como forma de entendimento do que se configuraria suas características e de uma relação que o primeiro estabelece no segundo. As considerações do estudo, indica, então, outros furos e nós que serão estabelecidos pelo leitor deste texto, no entanto.
Abstract: The study presents an analysis of the wires/ blanks that are traced in the work out of the fanpage Diário de Classe: a verdade, created by teen Isadora Faber. The page, which became headlines in different media channels, shows deletions about the precarious situation of some installations that Maria Tomázia Coelho, located in Florianopolis in Santa Catarina, presented. Thus, the objective of this study is to investigate how this page became a fenomenous on the Internet by the publications made. For the research we based on the interview given by the author of the page, online published reports and an analysis of the fanpage s body. The paper presents notes that initially shows how the new Information and Communication Technologies are introduced in our lives and especially at school, treating the subject as an expression that has been treated as an idea of the impact, however. The approach wire/ node and empty/hole were worked out in order to establish a parallel between the terms and delineate our study methodology, then. In a third step, the post-massive and massive terms of communication were treated in this study as a way of understanding what it would configure its features and a relationship that the first establishes with the second. The considerations of the study, then, indicates other holes and that will be set by the reader of this text, however.
Palavras-chave: Network
Node
Empty
Massive
Post-massive
Rede
Vazio
Massivo
Pós-massivo
Redes sociais
Tecnologia da informação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BARROS, Raquel Silva. Tramando na rede: o Diário de Classe. 2014. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10171
Data de defesa: 29-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao raquel barros.pdf7,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.