Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10172
Tipo do documento: Dissertação
Título: "É aula ou filme, professora? : prismas do cineclube em uma escola prisional
Título(s) alternativo(s): Is it lesson or film, teacher?: Views on a prisional school cineclub.
Autor: Martinez, Ana Beatriz Patrício Campuzano 
Primeiro orientador: Leroux, Liliane
Primeiro membro da banca: Rocha, Silvia Pimenta Velloso
Segundo membro da banca: Pereira, Marcos Villela
Terceiro membro da banca: D'elia Filho, Orlando Zaccone
Resumo: Elegendo como aporte teórico principal as ideias de Jacques Rancière sobre partilha do sensível, emancipação, polícia, política, estética, espectador e as teorias de Alain Bergala sobre a hipótese-cinema e o uso dos filmes em sala de aula, este trabalho teve por objetivo refletir em que medida a experiência do cineclube Prisma, criado na escola do presídio Evaristo de Moraes no Rio de Janeiro, constituiu mais um espaço pedagógico de reprodução de sentidos, corroborando com a constatação de que escola e prisão são, ambas, instituições que não permitem outras perspectivas de trabalho senão aquelas que hierarquizam pessoas e percepções. A partir disso, vislumbramos também, uma outra via possível, que não demoniza a escola, porém a coloca como espaço para uma outra proposta do uso dos filmes, na qual o cinema é visto em toda a sua potência estética e dissensual.
Abstract: Electing as main theoretical framework Jacques Rancière's ideas about the distribuition of the sensible, emancipation, police, politics, aesthetics, and spectator, as well as Alain Bergala s cinema-hypothesis and the use of films in the classroom, this study aimed to reflect to which extent the experience of the Prisma cineclub, created in the prison school Evaristo de Moraes in Rio de Janeiro, was another pedagogical space for the reproduction of senses, corroborating the idea that school and prison are both institutions that do not allow other work prospects than those that hierarchize people and perceptions. From this, we envision also another possible route, not one that demonizes school, but sees it as a space for another proposal for cinema in which the film is seen in all its aesthetic and dissensual power.
Palavras-chave: Cineclub
Prison school
Spectator
Cineclube
Escola prisional
Cinefilia
Espectador
Cinema
Prisioneiros - Educação
Ensino - Meios auxiliares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MARTINEZ, Ana Beatriz Patrício Campuzano. "É aula ou filme, professora? : prismas do cineclube em uma escola prisional. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10172
Data de defesa: 29-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Beatriz Campuzano Martinez.pdf2,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.