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Tipo do documento: Dissertação
Título: Se você não quer, faça matrícula no pagou-passou da esquina. Concepções de currículo e avaliação: Diálogos sobre um colégio de excelência
Título(s) alternativo(s): If you do not want, do registration in paid-passed the corner. Curriculum concepts and reviewed dialogues on a school of excellence.
Autor: Oliveira, Crizan Sasson Corrêa de 
Primeiro orientador: Pereira, Talita Vidal
Primeiro coorientador: Sonco, Cláudia Hernandez Barreiros
Primeiro membro da banca: Souza, Marcelo Gustavo Andrade de
Resumo: O estudo interroga sobres as articulações entre os sentidos de currículo, avaliação e qualidade que circulam entre os professores no contexto do Colégio de Aplicação da Uerj (CAp/UERJ) e que sustentam a legitimidade da instituição considerada de excelência pelos resultados alcançados pelos seus alunos e tem como objetivo identificar as concepções de conhecimento, de currículo e de avaliação que articulam a produção de sentidos de um ensino de qualidade entre os professores do CAp/UERJ? Dessa forma, utilizando aportes pósestruturais a pesquisa é realizada a partir da apropriação dos conceitos de discurso e hegemonia desenvolvido por Ernesto Laclau na Teoria do discurso para problematizar os processos de exclusão que resultam na significação de qualidade sustentada por padrões de desempenho a priori. Para concretizar o estudo, caracterizado como um Estudo de Caso, foram realizadas entrevistas com oito professores abrangendo todos os segmentos de ensino da instituição. Além dos depoimentos, forma consultados documentos institucionais que permitiram contextualizar e compreender melhor o funcionamento do CAp/UERJ. A Análise de Conteúdo foi a ferramenta utilizada na sistematização, leitura e interpretação do material empírico. É importante destacar que não houve na investigação qualquer pretensão de estabelecer juízos de valor sobre as tensões existentes na instituição acerca das concepções que nela circulam e que as falas dos sujeitos são tomadas como interpretações provisórias que cada entrevistado confere as suas experiências no contexto em que a entrevista acontece. Experiências que, por sua vez, também são reinterpretadas pela pesquisadora. Com o estudo foi possível concluir que a significação do CAp/UERJ como uma escola de excelência é um processo dinâmico em que os professores, juntamente com outros sujeitos sociais, nem sempre diretamente ligados à instituição, lutam por hegemonia em práticas coletivas de produção curricular em meio a conflitos que ultrapassam as fronteiras da escola. Essas práticas predominantemente críticas, são centradas na defesa de um repertório de bens simbólicos que podem até ser transmitidos de formas diferentes, com diversas atividades que contemplem a diversidade da escola, mas é na avaliação que elas realmente se concretizam como críticas ao exigir compreensões semelhantes de sujeitos diferentes, principalmente no anos finais de escolaridade. No entanto, ainda que possam ser consideradas hegemônicas e pareçam persistir há algum tempo, como apontam as análises realizadas, trata-se de uma hegemonia precária que se produz em meio a tensões e conflitos nas práticas curriculares da instituição. Assim a proposta da investigação consiste em desestabilizar hegemonias mais estáveis e seus interesses particulares, autorizando que outras hegemonias brotem, promovendo o antagonismo através dos múltiplos discursos.
Abstract: This study questions the connections between the meanings of curriculum, evaluation, and quality among teachers at Colégio de Aplicação da UERJ, connections which support the renown of the institution, considered excellent due to the results reached by students. The goal is to identify these concepts (knowledge, curriculum, and evaluation) behind the production of meaning in high quality education. The research is based on the concepts of discourse and hegemonies developed by Ernesto Laclau in his theories, problematizing the processes of exclusion that end up in a definition of quality education as based on a priori results. To solidify this case study, we did interviews with eight teachers in all areas at CAp/UERJ. Beside these testimonials, we consulted institutional documents to help contextualize and better understand how the school works. Our preferred tool was data analysis, when reading and interpreting the empirical material. It's important to highlight that there was no intention of passing judgment on the conflicts present in that institution when it comes to the ideas circulating inside of it, and that every voice is taken as a temporary interpretation by each interviewed person. Their experiences were not reinterpreted by us. It was possible to conclude that positioning CAp/UERJ as an excellent school is a constant movement in which teachers, along with other social subjects, not always directly linked to that school, fight for power in producing the curriculum, amidst conflicts that go beyond the school walls. The criticism is focused on the defense of a symbolic repertoire which may even be transmitted in different forms, through multiple activities, but are really solidified during evaluations, when they demand equal understanding from different individuals, especially toward the end of the school years. Still, although they may be considered hegemonic and seem to have existed for a while, this is a precarious position of power, happening in between conflicts and tension in the curricular space. So, the purpose of our investigation is shaking the foundations of stable positions of power and their particular interests, allowing other positions to rise, creating a division between multiple discourses.
Palavras-chave: Curricular Practice
Evaluation
Quality of education
Excellence in education
Práticas Curriculares
Avaliação
Qualidade da educação
Educação de excelência
Escolas públicas - Rio de Janeiro
Currículo - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Crizan Sasson Corrêa de. Se você não quer, faça matrícula no pagou-passou da esquina. Concepções de currículo e avaliação: Diálogos sobre um colégio de excelência. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10173
Data de defesa: 9-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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