Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10177
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
Título(s) alternativo(s): PROINFO in Nova Iguaçu: Educational Tecnology and Cultural Formation or Educational Computing abd Semiformation?
Autor: Fois, Náira Fonseca 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Leroux, Liliane
Segundo membro da banca: Campos, Gilda Helena Bernardino de
Resumo: Esta pesquisa busca uma análise e compreensão do(s) sentido(s) da presença dos recursos digitais na escola e da tecnologia no campo educacional. Para tanto, define como objeto de estudo o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e como campo empírico a rede municipal de Nova Iguaçu. Apoiada na metodologia da análise de conteúdo (AC), faz uma abordagem das diretrizes que orientam esse Programa do Ministério da Educação (MEC) e busca capturar os aspectos da condução da política pelos gestores municipais, revelando as concepções que orientam essas ações. Dão sustentação teórica a este estudo os conceitos de formação cultural/semiformação, de Adorno, e o conceito de tecnologia, construído, fundamentalmente, a partir das ideias de Adorno, Horkheimer e Marcuse. Nossas observações e análise indicam que a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas surge, essencialmente, para responder à demanda do setor produtivo e não para estruturar novas dinâmicas e novos processos educacionais. Sendo assim, o Proinfo se apresenta como mais uma reforma pedagógica isolada e tem servido para reforçar a crise da formação cultural. Seus rumos precisam ser corrigidos para que se afigure como possibilidade de autorreflexão crítica e como a base potencial da emancipação dos sujeitos.
Abstract: This research looks for an analysis and comprehension of the meaning(s) of the digital resources presence on school and of the technology on education. For that, it s defined as the study s object the National Program of Educational Technology (Proinfo) and as the empirical research the Nova Iguaçu s public education. Supported on the methodology of review the subject (AC), it approaches the guidelines that guide this Program of the Education Ministry (MEC) and looks for capture the aspects of the politic conduction from the municipal managers, revealing the conceptions that guide these actions. It gives theoretical support to this study the concepts of cultural formation/semi-formation, from Adorno, and the conception of technology, built, fundamentally, from the Adorno s, Horkheimer s and Marcuse s ideas. Our observations and analysis indicate that the introduction of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on schools rise, essentially, to answer the demand of the productive sector and not to organize new dynamics and new educational processes. Thus, the Proinfo presents itself as a new isolated pedagogic reform and has served to reform the crisis of the cultural formation.
Palavras-chave: Proinfo
Cultural Formation
Semi-Formation
TDIC
Proinfo
Formação Cultural
Semiformação
TDIC
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FOIS, Náira Fonseca. PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10177
Data de defesa: 23-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Naira Fonseca Fois.pdf1,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.