Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10200
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Tem uma hora que aprendemos a contar na cabeça : um estudo sobre a construção do número e o campo aditivo na educação infantil
Título(s) alternativo(s): You have one hour to learn to tell the head :a study on the construction of the number and additive field in kindergarten.
Autor: Alves, Fabíola de Souza 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Segundo membro da banca: Victer, Eline das Flores
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o ensino de matemática na Educação Infantil; hoje, primeira etapa da Educação Básica. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre o processo de construção do número e identificar sua articulação com os principais conceitos do campo aditivo. Buscamos evidenciar o processo de construção do número e sua relação com a construção do campo aditivo por crianças da Educação Infantil na faixa etária de cinco anos, matriculadas em uma classe de pré-escola em uma unidade escolar do município de Duque de Caxias. A pesquisa constitui-se em um estudo intervencionista e exploratório seguindo os princípios da pesquisa quase experimental e utilizando também, alguns princípios de inspiração etnográfica. O projeto de intervenção para este estudo foi dividido em três blocos: o primeiro bloco, composto por brincadeiras da tradição oral e jogos em grupo; o segundo bloco, com partidas do jogo de trilha e o terceiro bloco com a resolução de problemas protótipos do campo aditivo. Nosso principal referencial teórico foi construído a partir dos estudos de Piaget sobre a construção do número e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.Como resultado, apontamos para a confirmação da relação existente entre o processo de construção do número e o campo aditivo, uma vez que, a resolução dos problemas deste campo contribuiu para o processo de construção do número das crianças pesquisadas.
Abstract: This research theme is the teaching of mathematics in kindergarten. Today the first stage of basic education. The aim of this study is to present analysis of the number of the construction process and identify it is relationship with the main concepts of the additive field. We seek to highlight the number of the construction of the additive field for children from kindergarten at the age of five years, enrolled in a preschool class in a school unit in the municipality of Duque de Caxias the research is in an interventionist and exploratory study, following the principals of ethnographic inspiration. The intervention project for this study was divided into three blocks: The first block consists of play of the oral tradition and group games; a second block with track game matches and the Third block with the resolution of prototypes problem of the additive field. Our main theoretical framework was built from Piaget studies of the construction of the number and the theory of conceptual fields Vergnaud. As a Result point to the confirmation of the relationship between the number of the construction process and the additive field, since the resolution of the problem of this field contributed to the construction process of the number of children surveyed.
Palavras-chave: Mathematics teaching
Construction number
Field additive
Troubleshooting
Child education
Ensino de matemática
Construção do número
Campo aditivo
Resolução de problemas
Educação infantil
Números
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALVES, Fabíola de Souza. "Tem uma hora que aprendemos a contar na cabeça : um estudo sobre a construção do número e o campo aditivo na educação infantil. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10200
Data de defesa: 17-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Fabiola de Souza Alves.pdf2,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.