Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10201
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ingresso no mundo do trabalho e perspectivas para a vida adulta entre jovens moradores do Conjunto de Favelas do Alemão
Título(s) alternativo(s): Etering the world of work and prospects for adults life among young resident Complexo do Alemão
Autor: Costa, Teresa Cristina Sousa da Silva da 
Primeiro orientador: Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Diógenes
Segundo membro da banca: Cunha, Marize Bastos da
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo de caso exploratório sobre o ingresso no mundo do trabalho e perspectiva para a vida adulta de jovens do Conjunto de favelas do Alemão. Busca analisar a expectativa e perspectiva dos jovens frente a trajetória escola/trabalho e o ingresso no mundo do trabalho. Neste panorama o objetivo da pesquisa é observar e analisar jovens entre 18 a 24 anos do Conjunto de Favelas do Alemão que estão com perspectivas profissionais a partir das transformações ocorridas no território pré e pós pacificação. Conhecer as transformações ocorridas no território e se houve interferência na trajetória e as cobranças dessas redes territoriais e sociais. Entender a cerca da expectativa frente aos projetos de futuro e as necessidades e que recurso ele precisa para a concretização dos seus desejos na transição para a vida adulta. A metodologia usada consiste, uma revisão de literatura, dos conceitos chaves: Transição para a vida adulta, escola, trabalho, moratórias; em seguida caracterizando o território, os jovens moradores da favela do Alemão. Foram três instituições escolhidas, contendo dez entrevistas. Ao final fica claro, dentre outras constatações, O processo de pacificação (Exército e Estado) estimulou os jovens locais a dar continuidade aos estudos. Os cursos locais foram fomentados pela iniciativa privada e pública e abriram-se outras frentes de cursos (cursos que são oferecidos para classe média, como, por exemplo, os cursos na Praça do Conhecimento). Na expectativa e perspectiva de futuro, todos os jovens apresentaram perspectiva profissional e de vida para daqui a 10 anos, planejam está formados nos perspectivos cursos ou no que planejam para a faculdade, alguns já estão na faculdade e fazem os cursos como complemento. Acreditam que a maior cobrança por estarem no mercado profissional é pessoal (ressaltam que é muito mais pessoal do que familiar e da sociedade). A oferta oferecida neste período de transformações do Alemão, permitiu uma expectativa e perspectiva na trajetória para a vida adulta, que estão incluídas nestes sonhos a carreira profissional e a família, com extensão a mudança social do Alemão ( a partir do retorno de alguns numa frente de mudança social a partir das suas formações profissionais).
Abstract: The present work is an exploratory case study about entering the world of work and perspective to adulthood of young slum set from German. Search analyze the expectation and perspective of the young front of school/work trajectory and enter the world of work. In this panorama the goal of research is to observe and analyse young people between 18 to 24 years of Favelas of German who are with professional perspectives from the transformations that have occurred in the territory before and after the pacification. Learn about the transformations that have occurred in the territory and if there was interference on the trajectory and the recoveries of territorial and social networks. Understand about the expectation to future projects and resource needs and that he needs for the realization of your wishes in the transition to adulthood. The methodology used consists of a literature review of key concepts: transition to adult life, school, work, moratoria; then featuring the territory, the young slum dwellers from German. Were three chosen institutions, contains ten interviews. The end is clear, among other findings, the process of pacification (army and State) stimulated the local youths to give continuity to his studies. Local courses were promoted by private and public initiative and opened other fronts of courses (courses that are offered for the middle class, such as, for example, courses in the square of knowledge). Pending and future perspective, every young professional and life perspective presented in 10 years, plan is formed in development prospectus courses or who plan to go to College, some are already in college and make the courses as a complement. Believe that the largest recovery by being in the professional market is personal (point out that it is much more personal than familiar and society). The bid offered in this period of change in German, has an expectation and prospect in the path to adulthood, that are included in these dreams the professional career and the family, with the extension of German social change (from the return of some in front of social change from their professional training).
Palavras-chave: Youth of the Favela do Alemão
Entering the world of work
Transition to adult life.
Jovens da Favela do Alemão
Ingresso no mundo do Trabalho
Transição para a Vida Adulta
Mercado de trabalho
Favelas - Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: COSTA, Teresa Cristina Sousa da Silva da. Ingresso no mundo do trabalho e perspectivas para a vida adulta entre jovens moradores do Conjunto de Favelas do Alemão. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10201
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Teresa Cristina Sousa da Silva da Costa.pdf2,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.