Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10202
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Problemas Aditivos: Uma proposta de ensino no contexto do jogo Rouba Monte |
Título(s) alternativo(s): | Problems Additives: A teaching proposal in the context of the game Steals Monte |
Autor: | Araújo, Claudia Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Sonia Regina Mendes dos |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Esta pesquisa tem um caráter intervencionista, pois, com um grupo de crianças, desenvolvemos, analisamos e avaliamos uma proposta de ensino baseada nas referências da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, focando, em especial, nos problemas aditivos. O universo da pesquisa foi constituído por alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal em Duque de Caxias - RJ. Essa intervenção de ensino ocorreu em dez encontros e foi planejada no contexto do Jogo Rouba Monte que desempenhou um papel preponderante na intervenção, permitindo um maior desenvolvimento do Cálculo Mental, assim como uma ampliação dos conhecimentos aditivos. Nessa pesquisa, o jogo, e principalmente os jogos de baralho, material barato e conhecido socialmente pelas crianças, é voltado para um trabalho matemático significativo, pois, ao mesmo tempo que torna a aprendizagem lúdica, exige e amplia a importância do professor como mediador. O professor, através do jogo, provoca situações-problemas e convoca os alunos a esclarecer seus procedimentos mentais na resolução dos problemas. Esse modo de fazer aumenta e diversifica o conhecimento matemático dos alunos no ciclo de alfabetização, além de contribuir para uma construção mais coletiva e coletivizadora dos saberes trabalhados em sala de aula de matemática. |
Abstract: | This research hás na interventionist character because we develop, analyze and evaluate with a group of children a teaching proposal based on the results of the Conceptual Fields Theory of Gérard Vergnaud, focusing on Additive structures. The research a municipal school network in Duque de Caxias - RJ. This educational intervention occurred in ten meetings and was planned in the contexto of the Game Rouba Monte Who played a leading role in the intervention, allowing the further development of Mental Calculation, as well as, an expansion of knowledge additives. In this research, the game, and especially card games, a cheap stuff and socially known by children, is a significant mathematical work, because at the same time which makes the game play ful, it requires and enhances the importance of the teacher as mediator. The teacher, through the game, stimulate situations and invit estudents to clarify their mental procedures in solving problems. This way of doing increases and diversifies the mathematical knowledge of students in literacy cycle, and contribute to a more collective construction of knowledge and collectivizing worked in mathematics classroom. |
Palavras-chave: | Problems Additives Game Mental calculation Educational intervention Literacy cycle. Problemas Aditivos Jogo. Cálculo Mental Intervenção de ensino Ciclo de Alfabetização |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | ARAÚJO, Claudia Gomes. Problemas Aditivos: Uma proposta de ensino no contexto do jogo Rouba Monte. 2015. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10202 |
Data de defesa: | 13-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Claudia Gomes Araujo.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.