Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10202
Tipo do documento: Dissertação
Título: Problemas Aditivos: Uma proposta de ensino no contexto do jogo Rouba Monte
Título(s) alternativo(s): Problems Additives: A teaching proposal in the context of the game Steals Monte
Autor: Araújo, Claudia Gomes 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: Esta pesquisa tem um caráter intervencionista, pois, com um grupo de crianças, desenvolvemos, analisamos e avaliamos uma proposta de ensino baseada nas referências da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, focando, em especial, nos problemas aditivos. O universo da pesquisa foi constituído por alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal em Duque de Caxias - RJ. Essa intervenção de ensino ocorreu em dez encontros e foi planejada no contexto do Jogo Rouba Monte que desempenhou um papel preponderante na intervenção, permitindo um maior desenvolvimento do Cálculo Mental, assim como uma ampliação dos conhecimentos aditivos. Nessa pesquisa, o jogo, e principalmente os jogos de baralho, material barato e conhecido socialmente pelas crianças, é voltado para um trabalho matemático significativo, pois, ao mesmo tempo que torna a aprendizagem lúdica, exige e amplia a importância do professor como mediador. O professor, através do jogo, provoca situações-problemas e convoca os alunos a esclarecer seus procedimentos mentais na resolução dos problemas. Esse modo de fazer aumenta e diversifica o conhecimento matemático dos alunos no ciclo de alfabetização, além de contribuir para uma construção mais coletiva e coletivizadora dos saberes trabalhados em sala de aula de matemática.
Abstract: This research hás na interventionist character because we develop, analyze and evaluate with a group of children a teaching proposal based on the results of the Conceptual Fields Theory of Gérard Vergnaud, focusing on Additive structures. The research a municipal school network in Duque de Caxias - RJ. This educational intervention occurred in ten meetings and was planned in the contexto of the Game Rouba Monte Who played a leading role in the intervention, allowing the further development of Mental Calculation, as well as, an expansion of knowledge additives. In this research, the game, and especially card games, a cheap stuff and socially known by children, is a significant mathematical work, because at the same time which makes the game play ful, it requires and enhances the importance of the teacher as mediator. The teacher, through the game, stimulate situations and invit estudents to clarify their mental procedures in solving problems. This way of doing increases and diversifies the mathematical knowledge of students in literacy cycle, and contribute to a more collective construction of knowledge and collectivizing worked in mathematics classroom.
Palavras-chave: Problems Additives
Game
Mental calculation
Educational intervention
Literacy cycle.
Problemas Aditivos
Jogo. Cálculo Mental
Intervenção de ensino
Ciclo de Alfabetização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ARAÚJO, Claudia Gomes. Problemas Aditivos: Uma proposta de ensino no contexto do jogo Rouba Monte. 2015. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10202
Data de defesa: 13-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Claudia Gomes Araujo.pdf2,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.