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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educopédia e o ensino de geografia: emancipação e/ou regulação no currículo do Ensino Fundamental?
Título(s) alternativo(s): Educopédia and geography teaching : emancipation and / or regulation in the elementary school curriculum ?
Autor: Cunha, Elcio Arian do Carmo 
Primeiro orientador: Araújo, Ivanildo Amaro de
Primeiro membro da banca: Aragão, Luciano Ximenes de
Segundo membro da banca: Miranda, Claudia
Resumo: O trabalho discute o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em duas escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a partir dos recursos disponíveis na plataforma Educopédia, e investiga como mudanças tecnológicas do mundo atual alteram as salas de aula na visão de professores/as, buscando identificar como as incorporam no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Geografia. Nesse sentido, investiga-se de que forma o currículo de Geografia, através dos objetivos, conteúdos e métodos definidos ao 8º ano do ensino fundamental, disponibilizados na Educopédia, se organiza e está sendo desenvolvido nas aulas. Busca-se identificar como os/as professore/as de Geografia utilizam o material disponibilizado na Educopédia e quais suas visões sobre os mesmos, sua organização e as atividades disponibilizadas, além de pesquisar se há indícios de uma formação emancipatória ou se essa prática aponta para conformações e regulação de conhecimentos na prática pedagógica a partir dos conteúdos/materiais de Geografia para o 8º ano. A metodologia considera o ponto de vista dos educadores e o modo como estes lidam com os materiais didáticos digitais disponíveis na Educopédia. Assim, observações das aulas e da plataforma serão importantes para perceber como se dá tal uso, bem como entrevistas com os/as professores/as envolvidos/as na pesquisa.
Abstract: The paper discusses the use of ICT (Information and Communication Technologies) in two public schools of Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (the city s Board of Education), from the available resources in Educopédia platform, and investigates how technological changes in the world today change the classroons in the view of teachers in order to identify how to incorporate them in the teaching and learning of the geography content. In this sense, it investigates how the geography curriculum, through the objectives, contents and methods defined in the 8th grade of elementary school, available in Educopédia, is organized and is being developed in class. The aim is to identify how the geography teacher use the material available on Educopédia and what their views on them are, their organization and the available activities, and to investigate whether there is evidence of an emancipatory education or if this practice points to conformations and regulation knowledge in pedagogical practice from the content / Geography materials for the 8th year. The methodology considers the point of view of teachers and how they deal with digital learning materials available in Educopédia. Thus, is observations of classes and the platform will be important to see how such use, as well as interviews with teachers involved in the research.
Palavras-chave: Geography Teaching
Emancipation education
Educopédia
Geografia
Educação Emancipatória
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CUNHA, Elcio Arian do Carmo. Educopédia e o ensino de geografia: emancipação e/ou regulação no currículo do Ensino Fundamental?. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10205
Data de defesa: 17-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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