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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10206
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Escola justa: os significados atribuídos por estudantes do ensino médio em São Gonçalo |
Título(s) alternativo(s): | Escuela justa: los significados atribuidos por estudiantes de la enseñanza secundário en São Gonçalo |
Autor: | Cruz, Júlia Fernanda Magalhães Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Hora, Dinair Leal da |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Ivanildo Amaro de |
Segundo membro da banca: | Santos, Terezinha Fatima Andrade Monteiro dos |
Resumo: | A justiça social no campo da educação torna-se um tema complexo na contemporaneidade. Ela é uma construção relativa no tempo e no espaço. Desta forma, a pesquisa objetivou a compreender quais são os significados atribuídos por estudantes do ensino médio em São Gonçalo, RJ sobre "o que é a Escola Justa?". Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, pautado em autores que falam sobre a Teoria da Justiça Social como: Rawls (2003); Walzer (2003); Estêvão (2001; 2004); Fraser (2009); Young (1990) e Dubet (2004; 2008). Para coletar as informações utilizou-se a entrevista estruturada, que foram respondidas por setenta estudantes do ensino médio pertencente a um Colégio Estadual em São Gonçalo. As entrevistas estruturadas foram analisadas e categorizadas por meio da Análise Crítica do Discurso. Logo após, houve o aprofundamento na Análise Crítica do Discurso nas entrevistas estruturadas dos estudantes da formação de professores, para a melhor compreensão da temática proposta, havendo uma demanda deste grupo e a necessidade de um mergulho nas informações, evidenciando que apesar do grande número de alunos participantes da pesquisa, constitui uma pequena amostra do universo discente em São Gonçalo, RJ com referência à Escola Justa - se faz relevante a promoção de justiça social em educação naquela região. Também acreditamos que a Escola Justa ultrapasse a racionalidade atual, no que tange os benefícios que trazem a educação ao ser humano, pois ela possibilita novos horizontes em relação às lutas contra as desigualdades sociais que nosso povo vem vivenciando ao longo da história educacional do Brasil. |
Abstract: | La justicia social en el ámbito de la educación se convierte en una compleja temática en la contemporaneidad. Es una construcción relativa en el tiempo y en el espacio. De esta manera, se ha objetivado en este trabajo comprender cuáles son los significados que han atribuido los estudiantes de la enseñanza secundaria en la periferia de São Gonçalo acerca de ¿Qué es la escuela justa? . Se refiere a un estudio de cuño cualitativo, que se apoya en autores que hablan acerca de la Teoría de la Justicia Social como: Rawls (2003); Walzer (2003); Estêvão (2001; 2004); Fraser (2009); Young (1990) y Dubet (2004; 2008).Para colectar las informaciones se ha utilizado la entrevista estructurada, a la cual han contestado setenta estudiantes de la enseñanza secundaria de un Colegio Estadual en São Gonçalo. Se han analizado y se han categorizado las entrevistas estructuradas a partir del Análisis Crítico del Discurso. Justo después, hubo la profundización en el Análisis Crítico del Discurso en las entrevistas estructuradas de los estudiantes de la formación de profesores, para una mejor comprensión de la temática propuesta. Así, a través de la inmersión en las informaciones se ha evidenciado que pese el gran número de alumnos participantes en la entrevista -que constituye una pequeña muestra del universo del alumnado de la periferia de São Gonçalo con respecto a la Escuela Justa - hace relevante a la promoción de la justicia social en educación en aquella región. También creemos que la Escuela Justa exceda a la racionalidad actual, a lo que se refiere a los beneficios que la educación trae al ser humano, pues ella posibilita nuevos horizontes con relación a las luchas en contra las desigualdades sociales que nuestro pueblo vive a lo largo de la historia educacional de Brasil. |
Palavras-chave: | Educación y justicia Escuela justa Cualidad de la enseñanza Educação e justiça Escola justa Qualidade do ensino Estudantes do Ensino Médio São Gonçalo (RJ) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | CRUZ, Júlia Fernanda Magalhães Gomes. Escola justa: os significados atribuídos por estudantes do ensino médio em São Gonçalo. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10206 |
Data de defesa: | 18-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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