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Tipo do documento: Dissertação
Título: Direito à Flor da Pele: estudo de caso sobre o ensino de literatura afro-brasileira no Colégio Estadual Abdias Nascimento do município de Nova Iguaçu/RJ
Título(s) alternativo(s): Right to Flower Skin: case study of the african-Brazilian literature teaching in the State College Abdias do Nascimento, city of Nova Iguaçu / RJ
Autor: França, Débora de Souza 
Primeiro orientador: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Primeiro membro da banca: Brum, Mario Sérgio Ignácio
Segundo membro da banca: Silva, Fernanda Felisberto da
Resumo: A literatura afro-brasileira é um conceito em construção. A partir da lei 10.639/2003, com a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, o tema passa a integrar o currículo escolar. Para que a implementação da lei se dê de forma satisfatória é preciso pensar a formação do professor de literatura, que em meio a tantas demandas cotidianas, agora se vê convidado a pensar a temática da inclusão com recorte étnico-racial. Sua prática, desafios e descobertas neste novo caminho que se propõe a ser trilhado configura-se o tema deste trabalho. Esta dissertação tem como objetivo descrever a experiência dos professores de literatura do Colégio Estadual Abdias Nascimento, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no que concerne ao ensino da literatura afro-brasileira. A presente pesquisa se apoiará nas noções de literatura afro-brasileira de Proença (2004), para o qual a literatura afro-brasileira atribui ao negro protagonismo e representatividade através de suas personagens. Para Fonseca (2006) a literatura afro-brasileira interessa-se pela situação do negro na sociedade. Duarte (2006) afirma que esta literatura conceitua-se a partir de cinco elementos: 1) a temática (o negro como tema principal); 2) a autoria (autor afro-brasileiro); 3) o ponto de vista (uma perspectiva de mundo que se identifique com a história, cultura e problemática dos negros brasileiros), 4); a linguagem (caracterizada por componentes da discursividade africana marcada por ritmos e novos significados) e por fim, 5) o público leitor (composto por afrodescendentes). Antônio Candido (1999) traz a noção de literatura brasileira iniciada com o Romantismo, que imprime a identidade nacional à literatura. À produção anterior realizada no Brasil, o autor denomina de manifestações literárias. A pesquisa realizada por Cavalleiro (2003), aponta para uma educação antirracista aquela que leva em consideração a diversidade do educando, além de sete elementos principais: currículo escolar, material didático, formação docente, minimização do problema racial, universo semântico, distribuição desigual de afeto e estímulo e negação da diversidade racial na composição da equipe de profissionais da escola. Para esse estudo, utilizaremos a metodologia qualitativa. O recolhimento dos dados foi feito por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Concluímos que: (1) O ensino de literatura afro-brasileira deve ser pensado a partir de elementos como o protagonismo e autoria negra, (2) A experiência docente observada no Colégio Estadual Abdias Nascimento revela um engajamento dos professores em abordar a temática da literatura afro-brasileira em suas aulas de forma contínua, ao longo do ano letivo. Os professores se disseram satisfeitos em atuar em uma instituição que traz como filosofia o trato à inclusão, sobretudo racial.
Abstract: The african-Brazilian literature is a concept under construction. From the Law 10.639 / 2003, with the mandatory teaching of Afro-Brazilian History and Culture in schools, the subject becomes part of the school curriculum. For the implementation of the law to give a satisfactory way is to think the formation of the literature professor, who among so many everyday demands, now finds himself invited to think about the issue of inclusion with ethnic-racial perspective. His practice, challenges and discoveries in this new way is proposed to be followed sets up the theme of this work. This paper aims to describe the experience of State High School literature teacher Abdias Nascimento, in Nova Iguaçu in the Baixada Fluminense, with regard to the teaching of african-Brazilian literature. This research will be supported in the african-Brazilian literature notions of Proenca (2004), for which the african-Brazilian literature attaches to black leadership and representation through their characters. For Fonseca (2006) the african-Brazilian literature is concerned with the black situation in society. Duarte (2006) states that this literature-conceptualizes from five elements: 1) the theme (the black as the main theme); 2) authorship (african-Brazilian author); 3) the view (a world perspective that identifies with the history, culture and problems of black Brazilians), 4); language (characterized by components of African discourse marked by new rhythms and senses) and finally, 5) readership (composed of African descent). Antonio Candido (1999) brings the notion of Brazilian literature started with Romanticism, which prints national identity to literature. In the previous production carried out in Brazil, the author calls the literary manifestations. According to Cavalleiro (2003) means by an anti-racist education one that takes into account the diversity of the student, and that takes into account seven elements: curriculum, teaching materials, teacher training, minimizing the racial problem, semantic universe, unequal distribution of affection and encouragement and denial of racial diversity in the composition of the school's professional team. For this study, we use qualitative methodology. The data gathering was done through semi-structured interviews and documentary analysis. We conclude that: (1) The african-Brazilian literature teaching should be thought from elements such as the role and black authorship, (2) teaching experience observed in the State College Abdias Nascimento reveals teachers' engagement in addressing the issue of literature african-Brazilian in their classes continuously throughout the school year. Teachers said they were pleased to work in an institution that has as philosophy the deal inclusion, particularly racial.
Palavras-chave: African-Brazilian Literature
Teacher Training
Law 10.639/03
Anti-racist education
Literatura afro-brasileira
Formação de professores
Lei 10.639/03
Educação antirracista
Cultura afro-brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FRANÇA, Débora de Souza. Direito à Flor da Pele: estudo de caso sobre o ensino de literatura afro-brasileira no Colégio Estadual Abdias Nascimento do município de Nova Iguaçu/RJ. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10208
Data de defesa: 8-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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