Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10215
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de professores e a Prova Brasil 2009
Título(s) alternativo(s): The training of teachers and Brazil Proof 2009
Autor: Ferreira, Paula Ramos 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Segundo membro da banca: Bernardo, Elisangela da Silva
Resumo: O presente trabalho abordou as avaliações em larga escala com ênfase na Prova Brasil. O campo da formação de professores e alguns momentos históricos de sua consolidação foram apresentados para em seguida discutirmos sobre a formação continuada de professores no sentido proposto por Candau. A discussão sobre a formação faz-se necessária à medida que como profissionais ou seres humanos, nunca estamos prontos ou acabados. Com a finalidade de buscar compreender o perfil de formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizamos as respostas dos professores aos questionários da Prova Brasil 2009. Os dados adquiridos a partir da análise das variáveis da Prova Brasil 2009 foram confrontados com as informações teóricas pesquisadas sobre o tema. O referencial teórico desta discussão está embasado nas discussões acerca da valorização da escola e da importância desta como locus privilegiado de formação continuada. Assim, autores como Candau, Imbernón, Nascimento, dentre outros, são fundamentais. Os resultados dos levantamentos educacionais podem ser excelentes instrumentos para promover a discussão sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes. O novo Plano Nacional de Educação e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica que foram aprovadas durante a realização deste trabalho também contribuíram para o estudo.
Abstract: This study addressed the large-scale assessments with emphasis on Brazil Exam. The field of teacher training and some historical moments of its consolidation were presented to then discuss on the continuing education of teachers in the sense proposed by Candau. The discussion of the formation is necessary as professionals or as human beings, we are never ready or finished. In order to try to understand the teacher education profile of the Early Years of Primary Education, we use teachers' responses to the questionnaires Proof Brazil 2009. The data acquired from the analysis of the variables of the trial Brazil 2009 were confronted with theoretical information researched on the subject. The theoretical framework of this discussion is grounded in discussions of school recovery and the importance of this as a privileged locus of continuing education. Thus, authors such as Candau, Imbernon, Nascimento, among others, are fundamental. The results of educational surveys can be excellent tools to promote discussion on teaching and student learning. The new National Education Plan and the new National Curriculum Guidelines for Initial Training and Continuing Education of Teaching Professionals Basic adopted during this work also contributed to the study.
Palavras-chave: Large-scale Assessment
Teacher Training
Proof Brazil
Avaliação em larga escala
Formação de Professores
Prova Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FERREIRA, Paula Ramos. A formação de professores e a Prova Brasil 2009. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10215
Data de defesa: 13-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Paula Ramos Ferreira.pdf2,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.