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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas para jovens em favelas: contexto, configurações e metodologias de implementação do Programa Caminho Melhor Jovem
Título(s) alternativo(s): Public policies for young people in favelas: context, configurations and methodologies for implementing the Caminho Melhor Jovem Program.
Autor: Klein, Patricia Pizzigatti 
Primeiro orientador: Brum, Mario Sérgio Ignácio
Primeiro membro da banca: Amoroso, Mauro Henrique de Barros
Segundo membro da banca: Andrade, Eliane Ribeiro
Resumo: Esta dissertação parte do estudo de caso do Caminho Melhor Jovem , uma política pública para jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro, para pesquisar e refletir sobre juventude, educação não formal e políticas públicas. O trabalho investigou a teoria em paralelo à prática do Programa, isto é, a forma como ele foi idealizado e como de fato ele se realiza. A metodologia de pesquisa se deu pela problematização do contexto em que o mesmo está inserido (através das discussões trazidas pela bibliografia, de plenárias de comissões da câmara legislativa do Estado do Rio de Janeiro e de dados divulgados em matérias jornalísticas); pela análise de documentos oficiais do Programa (Regulamento Operativo ROP, site e redes sociais); e por entrevistas e diários de campo em visitas ao projeto (2014, 2015 e 2016). Consideraram-se quatro características chaves do programa (intersetorialidade; atenção integral; territorialidade; emancipação e autonomia) versus três maiores problemas encontrados (descontinuidade, falta de infraestrutura e dificuldades na concretização de parceria) que afirmam a não concretização efetiva do Caminho Melhor Jovem.
Abstract: This dissertation of the case study of the Caminho Melhor Jovem , a public policy for young residents in favela of Rio de Janeiro, to research and reflect on youth, non-formal education and public policy. The study investigated the "theory" in parallel to "practice" of the program, that is, the way it was designed and how it actually takes place. The research methodology was given the context of questioning in which it is inserted (through discussions brought the bibliography, plenary committees of the legislative chamber of the State of Rio de Janeiro and data disclosed in news reports); the analysis of official documents Program (Operating Regulation - ROP, website and social networks); and interviews and daily field visits to the project (2014, 2015 and 2016). They considered four program key features (intersectoral, integrated care, territoriality, emancipation and autonomy) versus three major problems encountered (discontinuity, lack of infrastructure and difficulties in achieving partnership) who claim the ineffective implementation of the Caminho Melhor Jovem.
Palavras-chave: Public policy
Youth
Culture
Non-formal education
Políticas públicas
Juventude
Cultura
Educação não formal
Jovens - Condições sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: KLEIN, Patricia Pizzigatti. Políticas públicas para jovens em favelas: contexto, configurações e metodologias de implementação do Programa Caminho Melhor Jovem. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10216
Data de defesa: 24-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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