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Tipo do documento: Dissertação
Título: Residência Docente, formação e profissionalização de professores: as experiências de egressos do Programa do Colégio Pedro II
Autor: Costa, Samara Andrade da 
Primeiro orientador: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Segundo membro da banca: Andrade, Ludmila Thomé de
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender os processos de construção dos saberes docentes, dentro de políticas/programas de formação de professores, partindo da experiência vivida por professores atuantes na educação básica, no Programa de Residência Docente instaurado no Colégio Pedro II. As reflexões iniciais estão embasadas na proposta de formação dentro da própria profissão, como sugere o programa, na perspectiva de compreender as contribuições das formações para o enfrentamento dos desafios cotidianos dos professores, pensando nas relações estabelecidas entre estes e os seus saberes, sua profissionalização e perspectivas formativas, pautadas na concepção de um ideário autônomo, crítico, reflexivo e colaborativo para o magistério. Para direcionamento da investigação, utilizou-se como referencial teórico Tanuri (2000) e Saviani (2009) nas contribuições sobre o histórico de formação docente no Brasil, além de Nóvoa (1999, 2009, 2013), Ball (2002), Sarti (2013) e Souza (2014) para tratar da formulação de políticas públicas para educação, a relação entre as Universidades e a educação básica, sobre a proposta de formação dentro da própria profissão e o sistema colaborativo nas escolas. Ainda, contou-se com as discussões trazidas por Contreras (2012), Dubar (2012) e Gauthier (2013) para o diálogo sobre a profissionalização docente, a relação destes com os seus saberes e a atuação docente pela via da autonomia e colaboração. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, na modalidade estudo de caso, que envolve a pesquisa documental e as narrativas dos professores residentes. Os resultados dessa abordagem apontam para uma reflexão contínua sobre a formação docente e que, diante das dificuldades encontradas na prática cotidiana, os professores buscam soluções pela via do conhecimento, refletindo sobre a necessidade constante de aperfeiçoamento. Constatou-se que os professores não se percebiam como produtores de saberes, nem como participantes na construção das políticas destinadas à formação. Por isso, é preciso ampliar as possibilidades de participação na formulação e nos processos de implementação de políticas que partam da ideia de uma formação em serviço, construindo de modo coletivo, saberes a partir das experiências dos professores. Por fim, pode-se dizer que as maiores dificuldades enfrentadas por professores na escola e nas relações estabelecidas no ambiente escolar, diz respeito às oportunidades de incentivo para o trabalho colaborativo e autônomo, bem como às relações estabelecidas entre escola, aluno e família.
Abstract: This research has the purpose of comprehending the process of construction of the teachers knowledge, among teachers' graduation policies/programs, starting from active teacher's living experience at the Teaching Resident Program instituated at Colégio Pedro II. Initial thoughts are based on the proposal of graduation inside their own profession, as the program sugests, in the perspective of comprehending the contributions of graduation at coping with everyday teacher's challenges, thinking about the estabilished associations between teachers and their knowledge, their professionalizations and graduating perspectives, based on the concept of an autonomous thinking process, critic, reflexive and colaborative for the magisterium. Theoretical references were used for this research's targeting, like Tanuri (2000) and Saviani (2009) on the contribuitions about the teacher's graduating history in Brazil, besides Nóvoa (1999, 2009, 2013), Ball (2002), Sarti (2013) and Souza (2014) to discuss the formulation of public policies for education, the relationship between Universities and basic education, the graduation proposal inside their own profession and the colaborative system in schools. In addition, there were discussions brought by Contreras (2012), Dubar (2012) and Gauthier (2013) about faculty professionalization's dialog, its relation with teacher's knowledge and the teaching performance through autonomy and colaboration. It is a qualitative study of descriptive character, in the case study modality, which envolves documental research and resident teacher's narrative. The results of this approach points towards a continuous reflection about teacher's graduation and that coping with everyday practical difficulties, teachers search for solutions through the way of knowledge, reflecting about the constant need of improvement. It was found that teachers didn't notice themselves as knowledge producers, neither as participantes in the construction of graduation policies. Finally, one can say that the biggest difficulties faced by teachers in school and in the estabilished relations in the scholarly environment are the incentive opportunities to colaborative and autonomous work, as well as the relations estabilished among school, student and family.
Palavras-chave: Teaching Resident
Graduation Policies
Professionalization
Autonomy
Residência Docente
Políticas de formação
Profissionalização
Autonomia
Professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: COSTA, Samara Andrade da. Residência Docente, formação e profissionalização de professores: as experiências de egressos do Programa do Colégio Pedro II. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10225
Data de defesa: 6-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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