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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação quilombola em duas comunidades remanescentes de Quilombos do estado do Rio de Janeiro.
Título(s) alternativo(s): The Quilombola Education in two Remnant Communities of Quilombos of the State of Rio de Janeiro
Autor: Medeiros, Dayana Doria Vieira de 
Primeiro orientador: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Primeiro membro da banca: Cunha, Washington Dener dos Santos
Segundo membro da banca: Pereira, Amilcar Araujo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo descrever dois experimentos de educação quilombola desenvolvidas no Estado do Rio de Janeiro. O primeiro se refere às práticas de educação quilombola escolar desenvolvidas na comunidade remanescente de quilombo Santa Rita do Bracuí, situada no município de Angra dos Reis/Rio de Janeiro. E o segundo à educação quilombola não escolar, desenvolvido pela Comunidade Remanescente de Quilombo do Camorim - Maciço da Pedra Branca, situado na zona oeste do município do Rio de Janeiro. Como ferramenta metodológica, conjugamos o levantamento dos documentos que norteiam as ações dirigidas às comunidades remanescentes de quilombos com a descrição de cunho etnográfico dessas duas comunidades em questão. O Bracuí, desde 2014, possui uma unidade de ensino municipal destinada a implementar as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola. Esta comunidade tem conseguido consolidar um conjunto de práticas pedagógicas que são assinalas nas recentes diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola, apesar de vivenciarem problemas de implementação comum com as demais comunidades quilombolas do país, apresentando como demanda principal a capacitação e a realização de concursos para os docentes. Já o Camorim, quilombo urbano reconhecido pela Fundação Cultural Palmares, aguarda a titulação de suas terras pelo Incra. Em virtude dos conflitos fundiários e a inexistência de uma unidade escolar que atendesse a demanda do grupo, essa comunidade acabou por desenvolver práticas educativas não escolares como forma de fortalecer e reafirmar a identidade quilombola na região. A educação escolar quilombola, para essa comunidade, é considerada um derivativo da conquista da territorialidade de suas terras.
Abstract: The present dissertation wants to describe two experiments of quilombola education developed in the State of Rio de Janeiro. The first one refers to practices of a quilombola school education developed in the remaining quilombo community Santa Rita do Bracuí, located in the city of Angra dos Reis / Rio de Janeiro. And the second is non-school quilombola education developed by the Quilombo do Camorim Community - Pedra Branca Massif, located in the western part of the municipality of Rio de Janeiro. As a methodological tool, we will conjugate the survey of the documents that guide actions directed to the remaining communities of quilombos with the ethnographic description of these two communities in question. The Bracuí, since 2014, has a municipal education unit designed to implement the national curriculum guidelines for quilombola school education. This community has been able to consolidate a set of pedagogical practices that are pointed out in the recent national curriculum guidelines for quilombola school education, despite experiencing problems of common implementation with the other quilombola communities of the country, presenting as main demand training and create new jobs for teachers. Already in Camorim, an urban quilombo recognized by the Palmares Cultural Foundation, it awaits the titling of its lands by Incra. Due to land conflicts and the lack of a school unit that met the demand of the group, this community developed non-school educational practices as a way to strengthen and reaffirm the quilombola identity in the region. The quilombola school education, for this community, is a derivative of the conquest of the territorialization of their lands.
Palavras-chave: Education
Pedagogical practices
Culture
Educação
Práticas pedagógicas
Cultura
Quilombolas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MEDEIROS, Dayana Doria Vieira de. A educação quilombola em duas comunidades remanescentes de Quilombos do estado do Rio de Janeiro.. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10226
Data de defesa: 16-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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