Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro |
Autor: | Marinho, Lívia Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Hora, Dinair Leal da |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Ivanildo Amaro de |
Segundo membro da banca: | Fetzner, Andréa Rosana |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o que professores do Ensino Médio, do município de Paracambi entendem por escola justa. Optamos pela pesquisa qualitativa e pelas entrevistas narrativas, as quais foram interpretadas através da análise do discurso. Entrevistamos um total de cinco professores. Escolhemos os entrevistados segundo alguns critérios, tais como: tempo de experiência (iniciante, experiente e aposentado), modalidade em que leciona (Ensino Médio Regular, Técnico, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos). Para conseguir extrair dos entrevistados as informações que precisávamos, montamos um roteiro com questões norteadoras. Os professores discorreram sobre sua experiência profissional, desde o momento da escolha até suas expectativas, sobre o que entendem por justiça e injustiça, na vida e na profissão, sobre o que compreendem por escola justa e ofereceram sugestões sobre como tornar a escola brasileira mais justa (ou menos injusta). |
Abstract: | This research aimed at investigating what high school teachers from Paracambi understand by fair school (escola justa, in Portuguese). We chose qualitative research and narrative interviews, which were analyzed by means of discourse studies. We interviewed five teachers. Those respondents were selected according to criteria such as: length of experience (beginner, experienced and retired), education modality (High school, Technical high school and Education for Youth and Adults). To get the respondents to provide us with the information we needed, we set up a script with leading questions. The teachers talked about their experience, from the time they chose that career to their current expectations; what they understand by justice and injustice, from the point of view of their own lives and the professional one; what they understand by fair school; and offered suggestions on how to make schools in Brazil fairer (or less unfair). |
Palavras-chave: | School education Social justice Fair school Teacher Professional dilemmas Educação escolar Justiça social Escola justa Professor Dilemas profissionais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MARINHO, Lívia Santos. Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232 |
Data de defesa: | 20-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Livia Santos Marinho.pdf | 530,37 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.