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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro
Autor: Marinho, Lívia Santos 
Primeiro orientador: Hora, Dinair Leal da
Primeiro membro da banca: Araújo, Ivanildo Amaro de
Segundo membro da banca: Fetzner, Andréa Rosana
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o que professores do Ensino Médio, do município de Paracambi entendem por escola justa. Optamos pela pesquisa qualitativa e pelas entrevistas narrativas, as quais foram interpretadas através da análise do discurso. Entrevistamos um total de cinco professores. Escolhemos os entrevistados segundo alguns critérios, tais como: tempo de experiência (iniciante, experiente e aposentado), modalidade em que leciona (Ensino Médio Regular, Técnico, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos). Para conseguir extrair dos entrevistados as informações que precisávamos, montamos um roteiro com questões norteadoras. Os professores discorreram sobre sua experiência profissional, desde o momento da escolha até suas expectativas, sobre o que entendem por justiça e injustiça, na vida e na profissão, sobre o que compreendem por escola justa e ofereceram sugestões sobre como tornar a escola brasileira mais justa (ou menos injusta).
Abstract: This research aimed at investigating what high school teachers from Paracambi understand by fair school (escola justa, in Portuguese). We chose qualitative research and narrative interviews, which were analyzed by means of discourse studies. We interviewed five teachers. Those respondents were selected according to criteria such as: length of experience (beginner, experienced and retired), education modality (High school, Technical high school and Education for Youth and Adults). To get the respondents to provide us with the information we needed, we set up a script with leading questions. The teachers talked about their experience, from the time they chose that career to their current expectations; what they understand by justice and injustice, from the point of view of their own lives and the professional one; what they understand by fair school; and offered suggestions on how to make schools in Brazil fairer (or less unfair).
Palavras-chave: School education
Social justice
Fair school
Teacher
Professional dilemmas
Educação escolar
Justiça social
Escola justa
Professor
Dilemas profissionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MARINHO, Lívia Santos. Escola justa: as concepções de professores do município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DUQUE DE CAXIAS, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10232
Data de defesa: 20-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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