Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10240
Tipo do documento: Dissertação
Título: #Ocupaescola: Juventude e mobilização no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): #OcuppySchool: Youth and mobilization in Rio de Janeiro
Autor: Corrêa, Patricia Augusto 
Primeiro orientador: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar o processo de mobilização juvenil de ocupação de escolas estaduais cariocas que ocorreu no ano de 2016. Pesquisa esta realizada através de observação de palestras e debates sobre o tema, além de pesquisa virtual e real de seis destas escolas ocupadas, de suas páginas virtuais na mídia social do facebook, através das quais expressavam suas rotinas, dificuldades e opiniões políticas, e também através da visitação a essas ocupações, assim como a observação e participação em algumas de suas atividades diárias, como aulões, debates, oficinas de filosofia, de artesanato, além de entrevistas com esses jovens. Buscou também uma aproximação (sem muito êxito) com o movimento #desocupa. Teve como objetivo também verificar como ocorria a mobilização, organização, possíveis desdobramentos do movimento #ocupa, o que significou (para os jovens que delas participaram assim como para suas escolas) este novo movimento estudantil e social de protesto, de indignação coletiva, assim como as possíveis conquistas, dificuldades e significados deste movimento, para a escola e para os próprios estudantes.
Abstract: This dissertation reached to investigate the youth occuppy mobilization that happened on public high schools of Rio de Janeiro that happened in 2016. This study was made by observation of meetings and debates about the theme, otherwise virtual and real observation of six of these occupied schools, by its social midia of facebook pages, in which the Young expressed their occupy mobilization activities, dificulties and political opinions, and also by visiting these occupied schools, participating in some of the daily occupy activities. It sought also an approach (without succed) with the movement against #ocuppy. This work has as objective also checking it out how it occured the mobilization, organization and unfoldings of the #occupy movement in the high schools of Rio de Janeiro, (which possible meanings were built by this participation on the occupy on these students and also on their schools) this new student moviment and social also of protests, of these collective indignations, as well as posible achievements, dificulties and meanings of this movement, for the school and also for the students themselves.
Palavras-chave: Occuppy
School
Youth
Resistance
Mobilization
Ocupação
Escola
Juventude
Resistência
Mobilização
Movimentos sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CORRÊA, Patricia Augusto. #Ocupaescola: Juventude e mobilização no Rio de Janeiro. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10240
Data de defesa: 20-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Patricia Augusto Correa.pdf2,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.