Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10246
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo de caso: mídias sociais e produção de subjetividade em uma escola estadual no Morro da Providência Rio de Janeiro/2016 |
Título(s) alternativo(s): | Case study: social media and the production of subjectivity at a state school in Morro da Providência Rio de Janeiro/2016 |
Autor: | Diegues, Alexandre Florence ![]() |
Primeiro orientador: | Rego, Alita Villas Boas de Sá |
Primeiro membro da banca: | Costa, Mauro José Sá Rego |
Segundo membro da banca: | Aguiar, Leonel Azevedo de |
Resumo: | A produção de subjetividade tem sido estudo de muitos trabalhos acadêmicos, e a emergência de subjetividades pós-mídia, com o uso das tecnologias digitais de comunicação, está ampliando esse campo de observação. Escolhemos a Escola Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker, localizada na Gamboa, para realizar uma investigação sobre a produção de subjetividade dos alunos do ensino médio por meio de práticas inventivas, as quais não obtiveram muito engajamento, mas devido à imediaticidade dos fatos com o movimento das ocupações em todo o Brasil, essa escola teve um papel fundamental na produção de uma narrativa coletiva em torno desse movimento de reivindicação da educação no estado do Rio de Janeiro. Com isso, nossa pesquisa se transformou em um estudo de caso com base em uma pesquisa etnográfica participativa cujo objetivo é investigar a materialização sob a forma de uma plataforma digital da narrativa coletiva transmídia sobre a ocupação da Escola Estadual Hugh Clarence Tucker/CAIC Tiradentes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar o processo de subjetivação dos alunos da escola ocupada. Como conclusão procurarei verificar a emergência de uma nova subjetividade produzida pela ocupação como uma forma de invenção do problema. |
Abstract: | The production of subjectivity have been studied in many academic works, and the emergence of subjectivities post-media era with the use of digital technologies of communication, is expanding this field of view. I have chosen the high school Escola Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker, placed at Gamboa R.J., to perform an investigation about the production of subjectivity of high school students by innovative practices, which did not get much engagement. However, due to the immediacy of the happenings with the occupies among Brazil, this school presented an important whole in the production of a collective narrative around this movement of claim on the education in Rio de JaneiroState. So that our research turned into a case study based on a participative ethnographic research, which aim was to investigate the materialization through a digital platform of transmedia story telling about the occupy of the Escola Estadual Hugh Clarence Tucker/CAIC Tiradentes. Therefore, the aim of the present work was analyze subjectivities process of the students of the occupied school. To conclude I intend to verify the emergence of a new subjectivity produced by the occupation as a way to invent the problem. |
Palavras-chave: | Production of subjectivy Digital Technologies of communication Social Media Inventive practices Occupy Public education Produção de subjetividade Tecnologias de informação e comunicação Mídias sociais Práticas inventivas Ocupações de escolas Educação pública Movimentos sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | DIEGUES, Alexandre Florence. Estudo de caso: mídias sociais e produção de subjetividade em uma escola estadual no Morro da Providência Rio de Janeiro/2016. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10246 |
Data de defesa: | 22-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Alexandre Florence Diegues.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.