Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10252
Tipo do documento: Dissertação
Título: O fazer-se Estado e fazer-se magistério em Iguaçu: funcionarização, agências e experiências (1895-1925)
Título(s) alternativo(s): The making State and the making teacher in Iguaçu: civilization, agencies and experiences (1895-1925)
Autor: Jara, Isabela Bolorini 
Primeiro orientador: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Primeiro membro da banca: Borges, Angelica
Segundo membro da banca: Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Resumo: O presente trabalho debruçou-se sobre o processo de funcionarização pelo qual passou um grupo de professoras e professores primários públicos do estado fluminense, que regiam escolas em Iguaçu nos anos de 1895 e 1898. Este processo foi averiguado por meio das experiências vivenciadas em suas trajetórias profissionais, em cruzamento com o aparato normativo que, nesse período, regulava a instrução pública. O acervo documental foi constituído de legislações de instrução pública, mensagens dos presidentes de estado lidas anualmente à Assembleia, relatórios dos diretores de instrução pública e dos periódicos da época. Através dessa operação teórico-metodológica, procuramos vislumbrar como o Estado forjava-se, através das regulamentações em torno da instrução pública, ao mesmo tempo em que forjava a profissionalização e funcionarização do magistério. Por outro lado, através de suas agências e experiências, igualmente este professorado se encontrava em um processo de fazer-se , através do qual também fazia o Estado. Nesse sentido, o referencial teórico adotado dialogou com Nóvoa (1991), Thompson (1981; 1987), Gramsci (2001; 2007). Este estudo demonstrou as constantes tentativas de intervenção e controle estatais, na busca pelo estabelecimento de uma instrução que atendesse às demandas materiais e ideológicas que se pretendiam hegemônicas neste período. Em contrapartida, identificamos nesse grupo de docentes experiências de agências e resistências que demonstram como estes sujeitos históricos apropriavam-se da condição de funcionários públicos, e exerciam direitos garantidos por esta condição. Suas vivências externas ao ofício da docência também foram consideradas durante a pesquisa como parte de seu fazer-se magistério. Partindo de um constante dimensionar e redimensionar o objeto de estudo, o foco ora posicionava-se sobre o estado fluminense, ora voltava-se para Iguaçu, na tentativa de apontar como nessa região específica estavam se processando os projetos estatais de instrução pública e as experiências docentes. Para isso, consideramos a história local como constituinte das possibilidades de fazer-se Estado e fazer-se magistério.
Abstract: The present work dealt with the process of functionalization through which a group of primary teachers and public teachers from the state of Rio de Janeiro, who ruled schools in Iguaçu in the years 1895 and 1898. This process was investigated through the experiences lived in its trajectories professionals, in conjunction with the normative apparatus that, during this period, regulated public education. The documentary collection consisted of legislations of public instruction, messages of the presidents of state read annually to the Assembly, reports of the directors of public instruction and the periodicals of the time. Through this theoretical-methodological operation, we tried to glimpse how the State was forged, through the regulations around public education, at the same time as it forged the professionalization and functioning of the teaching profession. On the other hand, through his agencies and experiences, this teacher was also in a process of "making himself", through which he also "made" the State. In this sense, the adopted theoretical framework dialogues with Nóvoa (1991), Thompson (1981, 1987), Gramsci (2001; 2007). This study demonstrated the constant attempts of state intervention and control, in the search for the establishment of an instruction that would meet the material and ideological demands that were intended hegemonic in this period. On the other hand, we identified in this group of teachers experiences of agencies and resistance that demonstrate how these historical subjects appropriated the condition of civil servants, and exercised rights guaranteed by this condition. His experiences outside the teaching profession were also considered during the research as part of his "making-of" teaching. Starting from a constant dimensioning and resizing of the object of study, the focus was now on the state of Rio de Janeiro, and then returned to Iguaçu, in an attempt to point out how, in this specific region, public education projects and experiences were being processed teachers. For this, we consider local history as a constituent of the possibilities of becoming astate and becoming a teacher.
Palavras-chave: Teacher functionalization
Instruction
Iguaçu
Funcionarização docente
Instrução
Iguaçu
Educação e Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: JARA, Isabela Bolorini. O fazer-se Estado e fazer-se magistério em Iguaçu: funcionarização, agências e experiências (1895-1925). 2017. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10252
Data de defesa: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Isabela Bolorini Jara.pdf810,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.