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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10257
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Devir Divino: O protagonismo da classe C na novela Avenida Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Becoming Divine : The Protagonists Class C in Novel Avenue Brazil |
Autor: | Mello, Sylvia Tereza da Palma de |
Primeiro orientador: | Rego, Alita Villas Boas de Sá |
Primeiro membro da banca: | Costa, Mauro José Sá Rego |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Antonio Edmilson Martins |
Resumo: | Na pesquisa Devir Divino: o protagonismo da Classe C Na Novela Avenida Brasil vamos realizar a cartografia (Deleuze & Guattari) da telenovela Avenida Brasil, em sua plataforma principal, a televisão. É uma pesquisa em andamento, já que a telenovela e sua narrativa não são conclusivas, pois depende substancialmente do agenciamento entre formas de pensar, agir e sentir de quem está assistindo, produzindo um rizoma que nunca se fecha. Para investigar seus efeitos na produção da subjetividade, e na construção dos territórios existenciais, uma das primeiras pistas que seguimos foi investigar que forças sócioeconômicas e políticas levaram a periferia e a Classe C emergente aos papéis de protagonistas em Avenida Brasil (Neri), de que maneira são construídos territórios existenciais que passam a exercer forte relação com o desejo do telespectador, territoralizando-o, através de narrativas inovadoras, produzindo dados que servem de base para a manutenção e preservação da sociedade de controle (Gilles Deleuze). Nossa segunda pista está ligada às opções estéticas usadas para construir a narrativa de Avenida Brasil, a questão da imagem como referência, a proximidade dessa imagem com o cinema (Deleuze, Comolli, Parente), e laços que se formam no decorrer da telenovela que refletem os efeitos das relações presentes no capitalismo contemporâneo, que tem como base o consumo e a produção de signos e afetos (Guattari e Rolnik). O percurso da terceira pista está ligado ao processo de produção de subjetividade, de onde poderiam surgir novas formas de criar e produzir sentido, de inventar dispositivos de valorização e de autovalorização, através de novas narrativas inauguradas no ambiente digital. Nossa metodologia inclui a observação e analise de capítulos, das narrativas discursivas e estéticas. Esse estudo vai se basear nos conceitos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, no que tange à produção de subjetividade, criação de novos territórios existenciais, territorialização e desterritorialização dos já existentes, a imagem como potência de reflexão. |
Abstract: | In the study " Divine Becoming: the role of the C-Class in Novel Brazil Avenue " we will map (Deleuze & Guattari) of telenovela Brazil Avenue in its primary platform, the television. It is an ongoing research since the telenovela has a specific goal to be achieved and its narrative is not conclusive, since the agency depends substantially between ways of thinking, acting and feeling of who is watching the novel, that is, the viewer producing a rhizome which never closes. In order to investigate its effects on the production of subjectivity and the construction of existential territories, one of the first tracks that we followed was to investigate socio-economic and political forces led to the periphery and C class emerging to leading roles in Avenue Brazil (Neri) in what way are built existential territories that are to exercise strong relationship with the desire of the viewer, it territoralizando through innovative narratives, information and communication technologies, producing data that are the basis for the maintenance and preservation of the control society (Gilles Deleuze). Our second clue is on the aesthetic options used to build the narrative of Brazil Avenue, the question of the image as a reference, the proximity of this image with the cinema (Deleuze, Comolli, Parente), and the bonds that form the narrative from that, during the telenovela, which reflect the effects of the relationships present in contemporary capitalism, which is based on the consumption and production of signs and affections (Guattari and Rolnik). The route of the third runway is connected to the production of subjectivity, where new ways to create and produce could arise sense of inventing recovery and valorization devices through new accounts opened in the digital environment process. |
Palavras-chave: | Brazil Avenue Narrative Territories Subjectivity Interactivity Avenida Brasil Narrativa Territórios Subjetividade Interatividade Telenovelas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MELLO, Sylvia Tereza da Palma de. Devir Divino: O protagonismo da classe C na novela Avenida Brasil. 2014. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10257 |
Data de defesa: | 9-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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