Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10260
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sociedade e formação de professores: educação 3.0
Título(s) alternativo(s): Society and training of teachers: education 3.0
Autor: Bastos, Felype Lopes 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Pischetola, Magda
Segundo membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise das potências e potenciais educacionais dos recursos tecnológicos presentes na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF, localizada na cidade de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, e a forma como dispositivos públicos interagem com os dispositivos privados de seus utilizadores. Desta forma, o objetivo deste trabalho está em investigar de que maneira este ambiente já pré-estabelecido, torna-se um campo fértil para que novas tecnologias digitais como a Web 3.0 e a Computação ubíqua emerjam em uma realidade educacional e os agentes educadores possam tomar para si o protagonismo dessas ações. Para a realização da pesquisa utiliza-se de um trabalho sob aspectos teórico-metodológicos do método autobiográfico, análise exploratória histórica e questionários estruturados. O trabalho apresenta apontamentos que retratam inicialmente de que maneira as novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão inseridas em nossas vidas e em especial, na escola, tratando o tema como uma expressão que vem sendo abordada como uma ideia de impacto, todavia. A abordagem de hardware público e hardware privado foram tratados nesta pesquisa como forma de entendimento do que configura suas características e de uma relação que o primeiro estabelece no segundo. Em um terceiro momento, os termos analógico e digital foram trabalhados de maneira a estabelecermos um paralelo entre os termos e delinearmos nossa metodologia de estudo. Por conseguinte, abordamos a realidade emergente das novas tecnologias educacionais e a necessidade do empoderamento por parte dos professores diante deste fato.
Abstract: This following study presents an analysis of the educational power and the potentials of the technological resources present at Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF, localized in Duque de Caxias, Rio de Janeiro - and also the way how public devices interact with private devices of its users. Therefore, the aim of this study is in investigate how this setting already pre-stablished becomes a great opportunity for new digital technologies such as Web 3.0 and the Ubiquitous Computing (ubicomp) emerge in an educational reality, and the educators agents can take for themselves the main role of these actions. For this study come true, the theoretical and methodological aspects of the autobiographical method , historical exploratory analysis and structured questionnaires are used. This research also presents some notes which originally portrays how the new information or communication technology are involved in our lives, and specially at school, treating this issue as an expression which has been approached as an idea of impact. However, the open source hardware and the private hardware approach were treated in this study as a way of understanding what charaterize its aspects and the connection between the first and the second hardware. In a third moment, therms such as analog and digital were discussed in a way to establish a parallel between the therms and plan our study methodology. Consequently, we broach the emerging reality of the new educational technologies and the need for empowerment by the teachers in front of this fact.
Palavras-chave: Analog
Digital
Web 3.0
Ubiquitous Computing
Teacher Training
Analógico
Digital. Web 3.0
Computação Ubíqua
Formação de Professores
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BASTOS, Felype Lopes. Sociedade e formação de professores: educação 3.0. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10260
Data de defesa: 31-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Felype Lopes Bastos.pdf1,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.