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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10263
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trabalhos de Hércules, penas de Prometeu: a pedagogia de resultados e a precarização do trabalho docente numa escola municipal de Mesquita RJ |
Título(s) alternativo(s): | Labors of Hercules, feathers of Prometheus: the pedagogy of results and the precariousness of teaching in a public school of Mesquita RJ |
Autor: | Moreira, Renato Simões |
Primeiro orientador: | Araújo, Ivanildo Amaro de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Talita Vidal |
Segundo membro da banca: | Fetzner, Andréa Rosana |
Resumo: | O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) tornou-se, no imaginário popular, um sinônimo de excelência educativa quanto mais alto, mais eficaz é a instituição de ensino. A mídia, em geral, reforça essa imagem construída pelo senso comum, publicando matérias e artigos sobre os casos de sucesso ou insucesso do Ideb, além das já conhecidas listas hierarquizadas das escolas, de acordo com o índice que obtiveram nas avaliações externas. Geralmente, o peso pelo fracasso discente é colocado nos ombros das escolas, através da opinião pública, que se desdobram em busca de procedimentos que minorem, ao menos, os malefícios causados por uma baixa classificação. Na linha de frente deste combate aos baixos índices encontram-se os professores, que muitas vezes precisam adequar seus trabalhos não à realidade de seus alunos, mas às necessidades impostas pelos planos de contenção de prejuízos das Secretarias de Educação, almejando primariamente a melhoria do desempenho nas avaliações de larga escala. Estapesquisa nasceu da inquietação causada por este estado de coisas, e se debruçou sobre os efeitos precarizantes destes planos de contingência sobre o trabalho de docentes de uma escola municipal de Mesquita, na Baixada Fluminense. Através de entrevistas, observações do campo e análise documental, procurou-se identificar sinais da deterioração das condições de docência em virtude da obediência a planos de cunho gerencialista, que procuram alavancar os índices nascidos das avaliações de larga escala. Ao mesmotempo, analisaram-se os indícios de um movimento contra-hegemônico e espontâneo que, figurando em pequenas e isoladas atitudes no cotidiano, emerge da prática pedagógica em resposta às exigências de uma educação cada vez mais voltada para a filosofia de mercado. |
Abstract: | The Brazilian Education Development Index (IDEB) became, in the popular imagination, synonymous with educational excellence the higher, the more effective the educational institution. The media, in general, reinforces this image constructed by common sense, publishing materials and articles about the "success stories" or "failure" of IDEB, besides the already known hierarchical lists of schools, according to the index obtained in evaluations external. Generally, the weight for student failure is placed on the shoulders of schools, through public opinion, that unfold in search procedures to lessen, at least, the damage caused by a low rating. In the "front line" of this "fight" the low rates are the teachers, who often need to adjust their work not to the reality of his students, but the needs imposed by containment plans of losses of the Departments of Education, aiming primarily improved performance in large-scale evaluations. This research was born from the concern caused by this state of affairs, and leaned on the precariousness effects of these contingency plans on the work of teachers of a public school Mosque, in the Baixada Fluminense. Through interviews, field observations and document analysis, we tried to identify signs of deteriorating teaching conditions by virtue of obedience to managerial nature plans, seeking leverage born indices of large-scale assessments. At the same time, we analyzed the evidence of a counter-hegemonic movement and spontaneous that, appearing in small and isolated attitudes in daily life, emerges from the pedagogical practice in response to the demands of an increasingly focused education to the market philosophy. |
Palavras-chave: | External Reviews Managerialism Performativity Precariousness Avaliações Externas Gerencialismo Performatividade Precarização Escolas - Avaliação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MOREIRA, Renato Simões. Trabalhos de Hércules, penas de Prometeu: a pedagogia de resultados e a precarização do trabalho docente numa escola municipal de Mesquita RJ. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10263 |
Data de defesa: | 17-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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