Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10267
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As tecnologias digitais na formação das(os) futuras(os) professoras(es) em um instituto de educação no Estado do Rio de Janeiro/BR |
Título(s) alternativo(s): | Digital technologies in the training of future teachers in an Education Institute in the State of Rio de Janeiro / Brazil |
Autor: | Lima, Lhays Marinho da Conceição Ferreira de |
Primeiro orientador: | Pereira, Talita Vidal |
Primeiro membro da banca: | Frangella, Rita de Cassia Prazeres |
Segundo membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Terceiro membro da banca: | Pimentel, Mariano Gomes |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar como sentidos atribuídos aos usos de dispositivos móveis na sala de aula pelos docentes formadores de professores orientam as formas pelas quais as tecnologias digitais são incorporadas aos processos de formação dos futuros profissionais, em um contexto em que o desenvolvimento científico e tecnológico tem alterado profundamente as formas pelas quais as pessoas se relacionam com o tempo e o espaço, ocasionando mudanças radicais no cenário contemporâneo. A pesquisa foi realizada em uma instituição de formação de professores na modalidade Ensino Médio Normal que integra a rede estadual de ensino e consistiu no acompanhamento das aulas da disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no decorrer do segundo semestre do ano letivo de 2017. Para além das observações das aulas, foram realizadas entrevistas com os docentes que lecionavam a disciplina. Na análise das entrevistas, realizadas a partir das contribuições de reflexões que, no campo do currículo, são orientadas por perspectivas pós-estruturalistas e pós-coloniais, as categorias cultura e controle emergiram como categorias centrais para pensar a produção do currículo em relação à articulação com os usos das tecnologias digitais, categorias pensadas de forma que possam contribuir na tentativa de responder às dificuldades narradas pelos professores e observadas pela pesquisadora para a incorporação das tecnologias nas práticas pedagógicas, para além da ideia de que se trata de suporte para dinamizar as aulas. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate how senses attributed to the uses of mobile devices in the classroom by teacher-training teachers guide the ways in which digital technologies are incorporated into the training processes of future professionals, in a context in which scientific and technological development has profoundly altered the ways in which people relate to time and space, bringing about radical changes in the contemporary scenario. The research was conducted in a teacher training institution in the Normal High School modality that integrates the state education network, and consisted in the accompaniment of the classes of the discipline Integration of the Media and New Technologies" (IMNT), during the second semester of the 2017 school year. In addition to classroom observations, interviews were conducted with teachers who taught the discipline. In the analysis of interviews, made from the contributions of reflections that, in the field of curriculum, are oriented by post-structuralist and post-colonial perspectives, the categories of culture and control emerged as central categories to think the production of the curriculum in relation to the articulation with the uses of the digital technologies. Categories thought in a way that can contribute in an attempt to respond to the difficulties narrated by teachers and observed by the researcher for the incorporation of technologies into pedagogical practices, in addition to the idea that they are the support to dynamize the classes. |
Palavras-chave: | Digital technology Curriculum Culture Teacher formation Tecnologia Digital Currículo Cultura Formação de professores Tecnologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | LIMA, Lhays Marinho da Conceição Ferreira de. As tecnologias digitais na formação das(os) futuras(os) professoras(es) em um instituto de educação no Estado do Rio de Janeiro/BR. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10267 |
Data de defesa: | 11-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Lhays Marinho Lima.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.