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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão dos sistemas de ensino: análise das relações democráticas na construção do Plano Municipal de Educação de Volta Redonda
Título(s) alternativo(s): Management of education systems: analysis of democratic relations in the construction of the Municipal Plan of 1Volta Redonda Education
Autor: Augusto, Bruno Brandão 
Primeiro orientador: Hora, Dinair Leal da
Primeiro membro da banca: Sobreira, Henrique Garcia
Segundo membro da banca: Fetzner, Andréa Rosana
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as relações de gestão democrática desenvolvidas no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação desenvolvido na cidade de Volta Redonda, localizada na região sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro no período compreendido entre 2007 e 2008 em decorrência do recente acordo de participação no Plano de Ações Articuladas (PAR) celebrado com o governo federal. Considerando a gestão dos sistemas de ensino o ponto chave das reformas políticas educacionais encaminhadas desde a década de 1990, com ênfase nos países da América Latina, o estudo identifica as variáveis que possíveis de ser considerado nos desencadeamentos dessas políticas do citado Município, demonstrando assim como às concepções norteadoras das práticas sociais democráticas foram direcionadas ao desenvolvimento de uma cultura democrática que requer na atualidade comprometimento com a revisão de valores, modelos participativos no contexto da administração dos sistemas de ensino, e organização dos interlocutores sociais que se fazem presente no cenário de consolidação democrática.
Abstract: This research investigates the relationships of democratic management developed in the preparation of the Municipal Education Plan developed in the city of Volta Redonda, located in the state south of the state of Rio de Janeiro in the period between 2007 and 2008 as a result of the recent agreement participation in the Articulated Action Plan (PAR) agreement with the federal government. Whereas the management of education systems the key point of education policy reforms directed since the 1990s, with emphasis on Latin America, the study identifies the variables that possible to be considered in the said County in the results these policies, as well as demonstrating the guiding conceptions of democratic social practices were directed to the development of a democratic culture that today requires commitment to the revision of values, participatory models in the context of the administration of education systems, and organization of the social partners that are present in the consolidation scenario democratic.
Palavras-chave: Democracy
Management
Education systems
Democracia
Gestão escolar
Sistemas de ensino
Escolas públicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: AUGUSTO, Bruno Brandão. Gestão dos sistemas de ensino: análise das relações democráticas na construção do Plano Municipal de Educação de Volta Redonda. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10273
Data de defesa: 30-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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