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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10273
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gestão dos sistemas de ensino: análise das relações democráticas na construção do Plano Municipal de Educação de Volta Redonda |
Título(s) alternativo(s): | Management of education systems: analysis of democratic relations in the construction of the Municipal Plan of 1Volta Redonda Education |
Autor: | Augusto, Bruno Brandão ![]() |
Primeiro orientador: | Hora, Dinair Leal da |
Primeiro membro da banca: | Sobreira, Henrique Garcia |
Segundo membro da banca: | Fetzner, Andréa Rosana |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar as relações de gestão democrática desenvolvidas no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação desenvolvido na cidade de Volta Redonda, localizada na região sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro no período compreendido entre 2007 e 2008 em decorrência do recente acordo de participação no Plano de Ações Articuladas (PAR) celebrado com o governo federal. Considerando a gestão dos sistemas de ensino o ponto chave das reformas políticas educacionais encaminhadas desde a década de 1990, com ênfase nos países da América Latina, o estudo identifica as variáveis que possíveis de ser considerado nos desencadeamentos dessas políticas do citado Município, demonstrando assim como às concepções norteadoras das práticas sociais democráticas foram direcionadas ao desenvolvimento de uma cultura democrática que requer na atualidade comprometimento com a revisão de valores, modelos participativos no contexto da administração dos sistemas de ensino, e organização dos interlocutores sociais que se fazem presente no cenário de consolidação democrática. |
Abstract: | This research investigates the relationships of democratic management developed in the preparation of the Municipal Education Plan developed in the city of Volta Redonda, located in the state south of the state of Rio de Janeiro in the period between 2007 and 2008 as a result of the recent agreement participation in the Articulated Action Plan (PAR) agreement with the federal government. Whereas the management of education systems the key point of education policy reforms directed since the 1990s, with emphasis on Latin America, the study identifies the variables that possible to be considered in the said County in the results these policies, as well as demonstrating the guiding conceptions of democratic social practices were directed to the development of a democratic culture that today requires commitment to the revision of values, participatory models in the context of the administration of education systems, and organization of the social partners that are present in the consolidation scenario democratic. |
Palavras-chave: | Democracy Management Education systems Democracia Gestão escolar Sistemas de ensino Escolas públicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | AUGUSTO, Bruno Brandão. Gestão dos sistemas de ensino: análise das relações democráticas na construção do Plano Municipal de Educação de Volta Redonda. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10273 |
Data de defesa: | 30-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertacao Bruno Brandao Augusto.pdf | 459,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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