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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10275
Tipo do documento: Tese
Título: Colaboração e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: elementos em diálogo para/com/sobre a produção curricular
Título(s) alternativo(s): Collaboration and inclusion of students with special educational needs: elements in dialogue for / with / on curricular production
Autor: Oliveira, Mércia Cabral de 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Quarto membro da banca: Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Resumo: Esta tese foi desenvolvida a partir do questionamento sobre como ocorrem os processos de colaboração na produção curricular para a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A produção curricular foi assumida como um processo de colaboração entre todos os integrantes da comunidade escolar e os implica coletivamente nas decisões, realizações, acompanhamento, avaliação e revisão do trabalho, como um ciclo constante de aperfeiçoamento e adequação do projeto geral da escola. Foram construídos dois objetivos: a) Compreender e analisar a colaboração na produção curricular para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação da UERJ (CAp/UERJ), a partir de um banco de dados produzido na pesquisa Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar (GLAT, 2016); b) Reconhecer as dinâmicas de colaboração no cotidiano das práticas curriculares para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, tendo sua fundamentação teórica e metodológica constituída a partir das teorias do ciclo de políticas e da atuação das políticas de Stephen Ball. Esse arcabouço conceitual fundamenta o desenvolvimento de análises que destacam as políticas de inclusão escolar, curriculares e de avaliação articuladas nas interpretações e traduções realizadas pelos diversos atores no cotidiano da escola contexto da prática. Ao longo da investigação foi configurada a tese de que a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais pressupõe alterações na cultura escolar e essas alterações requerem a colaboração entre professores especializados e de turmas comuns, uma colaboração entendida como ação política e intimamente relacionada a elaboração do currículo de cada escola. Os dados empíricos foram explorados, analisados e interpretados, possibilitando a elaboração de considerações e dentre essas, as principais apontam que o ensino colaborativo é uma prática inclusiva inserida na produção curricular. Como tal, essa prática se constitui de ferramentas institucionais, teóricas, metodológicas e de textos políticos, que fundamentam as interpretações e as ações dos docentes especializados e os do ensino comum
Abstract: This thesis was developed to investigate how the processes of collaboration in the curricular production for the inclusion of students with special educational needs occur. The curricular production was assumed as a collaborative process among all the members of the school community and it involves them collectively in the decisions, achievements, monitoring, evaluation and revision of the work, as a constant cycle of improvement and adequacy of the general project of the school. The main goals of the thesis were: a) To understand and analyze the collaboration in the curricular production for the inclusion of students with special educational needs in the School of Application of Rio de Janeiro State University College (CAp / UERJ), based on a database produced by the research "Policies and practices of school inclusion in the School of Application of Rio de Janeiro State University College (CAp / UERJ): impacts on school culture "(GLAT, 2016); b) Recognize the dynamics of collaboration in the daily practice of curriculum for the inclusion of students with special educational needs. This is a qualitative research, having its theoretical and methodological foundation based on the theories of the policy cycle and the performance of Stephen Ball policies. This conceptual framework supports the development of analyzes that highlight the policies of school inclusion, curriculum and assessment articulated in the interpretations and translations carried out by the various actors in the daily life of the school - context of the practice. Throughout the research the thesis was that the inclusion of students with special educational needs presupposes alterations in the school culture and these changes require the collaboration between specialized teachers and of common classes, a collaboration understood as political action and closely related to the elaboration of the curriculum of each school. The empirical data were explored, analyzed and interpreted, allowing the elaboration of considerations and among these, the main ones point out that the collaborative teaching is an inclusive practice inserted in the curricular production. As such, this practice is constituted of institutional, theoretical, methodological and political texts tools, which base the interpretations and actions of the specialized teachers and those of the common teaching
Palavras-chave: Collaboration
School inclusion
Special Education Policies
Collaborative teaching
Curriculum
Colaboração
Inclusão escolar
Políticas de Educação Especial
Ensino colaborativo
Educação Inclusiva
Currículo
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Mércia Cabral de. Colaboração e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: elementos em diálogo para/com/sobre a produção curricular. 2018. 23 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10275
Data de defesa: 2-Mar-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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