Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10278
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Viagem como missão: intercâmbio pedagógico do educador Nestor dos Santos Lima (1913-1923) |
Título(s) alternativo(s): | Mission trip: pedagogical exchange of Nestor dos Santos Lima (1912-1923) |
Autor: | Amorim, Sara Raphaela Machado de ![]() |
Primeiro orientador: | Mignot, Ana Chrystina Venancio |
Primeiro membro da banca: | Faria, Lia Ciomar Macedo de |
Segundo membro da banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Terceiro membro da banca: | Souza, Elizeu Clementino de |
Quarto membro da banca: | Morais, Maria Arisnete Câmara de |
Resumo: | Analisar a viagem pedagógica de Nestor dos Santos Lima é o objetivo deste trabalho. Comissionado oficialmente como representante do Rio Grande do Norte, em 1923 lançou-se a conhecer o ensino nos centros de maior desenvolvimento do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O deslocamento possibilitou ao educador observar e escrever sobre os princípios e métodos das práticas desenvolvidas nas instituições de ensino normal, profissional e primário. Os conhecimentos adquiridos foram organizados no seu relatório, onde expressa as relações estabelecidas, suas impressões e recomendações para a educação norte-rio-grandense. Enquanto escolhido para esta missão, se legitima no meio intelectual ao passo que amplia suas redes, relações políticas e conhecimentos, obtendo o passaporte para a ocupação de novos espaços. Quando regressou ao estado, criou e ocupou a direção do Departamento de Educação, onde se tornou responsável pela produção dos regimentos e relatórios que reorganizariam o ensino estadual, por meio de atividades como a inspeção escolar. Para esta investigação, utilizo como fonte principal o relatório de viagem Da Organização do Ensino Normal, Profissional e Primário no sul do Brasil e no Rio da Prata (1923) em diálogo com outros documentos do período, como o jornal A República (1923) e a revista Pedagogium (1923), localizados no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte/IHGRN. Não somente o relatório de viagem, mas também livros, cartilhas e demais materiais didáticos acompanharam o viajante em seu regresso. A análise do percurso empreendido por Nestor Lima e suas contribuições me possibilita percorrer, por meio de sua escrita, os fatores múltiplos que o inseriram na condição de professor viajante, assim como as instituições que visitou. Sujeito que deixa rastros de si no que se propôs a produzir, representa a realidade educacional dos anos iniciais do século XX, dentre as práticas e progressos almejados para o ensino, num contexto de modernização social e formação do cidadão republicano no Rio Grande do Norte |
Abstract: | Analyzing the pedagogical trip of Nestor dos Santos Lima is the objective of this work. Officially commissioned as a representative of Rio Grande do Norte, in 1923 he launched himself to know the teaching in the most developed centers of Brazil, Argentina and Uruguay. The displacement made it possible for the educator to observe and write about the principles and methods of the practices developed in normal, professional and primary educational institutions. The knowledge acquired was organized in his report, which expresses the relations established, their impressions and recommendations for the norte-rio-grandense education. While chosen for this mission, he is legitimized in the intellectual environment whereas his networks, political relations and knowledge are expanded, which gives him the passport to occupy new spaces. When he returned to the state, he created and occupied the direction of the Department of Education, where he became responsible for the production of regiments and reports that would reorganize the state education, through activities such as school inspection. For this research, I use as a main source the trip report Da Organização do Ensino Normal, Profissional e Primário no sul do Brasil e no Rio da Prata (1923) in dialogue with other documents of the period, such as the newspaper A República (1923) and the magazine Pedagogium (1923), located in the collection of the Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte/IHGRN. Not only the trip report, but also books, booklets and other didactic material accompanied the traveler on his return. The analysis of the route made by Nestor Lima and his contributions enables me to access, through his writing, the multiple factors that made him a traveling teacher, as well as the institutions he has visited. A man that leaves traces of himself in what he proposed to produce, he represents the educational reality of the early years of the twentieth century, among the practices and progresses aimed for the teaching, in a context of social modernization and formation of the republican citizen in Rio Grande do Norte |
Palavras-chave: | Trip Education Nestor dos Santos Lima Networks of Sociability Nestor dos Santos Lima Redes de Sociabilidade Educação Viagem Lima, Nestor dos Santos, 1887-1959 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | AMORIM, Sara Raphaela Machado de. Viagem como missão: intercâmbio pedagógico do educador Nestor dos Santos Lima (1913-1923). 2017. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10278 |
Data de defesa: | 31-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Sara Raphaela M de Amorim.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.