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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10280
Tipo do documento: Tese
Título: Ativismo docentediscente e cotidianos escolares : tecendo redes de conhecimentossignificações em cineclubes
Título(s) alternativo(s): Activism teachersstudents and school daily lives : weaving networks of knowledges and meanings in cineclubes
Autor: Rosa, Rebeca Silva Brandão 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Segundo membro da banca: Andrade, Nivea Maria da Silva
Terceiro membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Quarto membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Resumo: O presente texto apresenta o trabalho desenvolvido no curso de doutoramento em Educação. Algumas ideias da corrente de pesquisa nos/dos/com os cotidianos estão na base da pesquisa realizada e, entre elas, destaca-se a de redes educativas que formamos e nas quais nos formamos. Na realização do projeto, organizamos cineclubes durante os quais fomentamos conversas. Estas, mais os filmes vistosouvidos (suas imagens e sons) formaram o córpus da pesquisa. Interessavam-nos compreender os processos formativos dos docentes, nessas tantas redes educativas, particularmente a das práticasteorias dos movimentos sociais, com destaque para o ativismo docentediscente . Para isso, compreendemos o ato de conversar como uma postura teórico-metodológica a partir dos trabalhos de Certeau e Giard, Alves, Larrosa e Carvalho. As narrativas surgidas nessas conversas são tidas como personagens conceituais , a partir das ideias de Deleuze e Guattari. Compreendemos também como personagens conceituais as imagens e sons dos filmes, assim como os textos teóricos que dão suporte às conversas. As ideias de Certeau, Détienne e Vernant são utilizadas para a compreensão dos cotidianos, considerando que as astúcias e a métis são inerentes às ações cotidianas dos seres humanos potencializando suas táticas nas redes que formam. Na tese escolhemos alguns filmes para trabalhar: Numa escola em Havana (dirigido por Ernesto Daranas, Cuba, 2015), No (dirigido por Pablo Larraín, Chile, 2012) e Dia de Pagamento (dirigido por Charles Chaplin, EUA, 1922). Para a compreensão de imagens do cinema utilizamos a ideia de clichê , baseada nos escritos de Deleuze expandindo este conceito para as práticasteorias de indivíduos nos cotidianos. Para as ideias acerca dos movimentos sociais na era da internet, o trabalho de Castells é inspirador. Com Alves, Ferraço, Freitas, Macedo, Lopes, Masschelein e Simons, tecemos ideias acerca de processos curriculares, sempre em conversas com os filmes apresentados
Abstract: The present text presents the work developed in the doctorate degree course in Education. Some ideas of the research with in day-to-day ones are the base of the realized research and, among them, the educational networks that we form and in which we are formed stand out. In the realization of the project, we organize cineclubes during which we encourage conversations. These conversations and the watched / listened movies (their images and sounds) formed the corpus of research. We were interested in understanding the formative processes of teachers, in these many educational networks, particularly that of theoreticalpractices of the social movements, with emphasis on teacherstudent activism. For this, we understand the act of talking as a theoretical-methodological posture based on the works of Certeau and Giard, Alves, Larrosa and Carvalho. The narratives that emerge in these conversations are considered as conceptual characters , based on the ideas of Deleuze and Guattari. We also understand as conceptual characters the images and sounds of the films, as well as the theoretical texts that support the conversations. The ideas of Certeau, Détienne and Vernant are used for the understanding of the daily ones, considering that the cunning and métis are inherent to the daily actions of the human beings potentializing their tactics in the networks that form. In the Thesis we chose some films to work on: "Conducta Behavior" (directed by Ernesto Daranas, Cuba, 2015), No (directed by Pablo Larraín, Chile, 2012) and Pay Day , USA, 1922). For the understanding of cinema images we use the idea of cliché , based on the writings of Deleuze, expanding this concept to the theories of individuals in daily life. For ideas about social movements in the internet age, Castells's work is inspiring. With Alves, Ferraço, Freitas, Macedo, Lopes, Masschelein and Simons, we weave ideas about curricular processes, always in conversations with the presented films
Palavras-chave: Cinema
School daily lives
Teachersstudents activism
Curricula
Educational networks
Cotidianos escolares
Ativismo docentediscente
Currículos
Redes educativas
Educação
Universidade - Rio de Janeiro (Estado)
Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSA, Rebeca Silva Brandão. Ativismo docentediscente e cotidianos escolares : tecendo redes de conhecimentossignificações em cineclubes. 2018. 137 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10280
Data de defesa: 11-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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