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Tipo do documento: Tese
Título: Infância e família em revista: Pais & Filhos (1968-1989)
Título(s) alternativo(s): Chilhood and family in the brazilian magazine Pais & Filhos (1968-1989)
Autor: Santos, Liana Pereira Borba dos 
Primeiro orientador: Silva, Marcia Cabral da
Primeiro membro da banca: Bertoletti, Estela Natalina Mantovani
Segundo membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Terceiro membro da banca: Gouvea, Maria Cristina Soares de
Quarto membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as representações sociais de infância e de família veiculadas na revista mensal Pais & Filhos, no período de 1968 a 1989. Lançada em 1968 pela Bloch Editores S.A., a publicação trata de aspectos relacionados à saúde, educação e comportamento das crianças e de suas respectivas famílias. A tese é de que Pais & Filhos atuou como um espaço de educação não institucionalizado, permeado pelo debate de ideias pedagógicas e pela diversidade de propósitos educativos dispostos em suas páginas. Nessa linha analítica, circunscrevem-se os objetivos específicos: 1) Compreender o modo pelo qual a publicação construiu práticas discursivas voltadas para a educação das famílias, tendo em vista aspectos como a materialidade do periódico, a constituição de sua equipe editorial e a articulação com a imprensa parental transnacional; 2) Identificar as representações construídas acerca da infância e de seu desenvolvimento veiculadas nos artigos e propagandas; 3) Investigar a divulgação de representações de família, de maternidade e de paternidade, atentando-se para os discursos relacionados à adaptação das famílias às transformações sociais e culturais experimentadas no período examinado. Pais & Filhos foi tomada como fonte e objeto de pesquisa histórica e a consulta ao respectivo acervo foi realizada na Fundação Biblioteca Nacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A pertinência de Pais & Filhos para a pesquisa em História da Educação é justificada por seu papel divulgador de discursos acerca da educação das crianças, dirigidas às famílias, o que vai ao encontro das reflexões históricas e culturais que consideram a imprensa periódica como um constructo social. Nessa perspectiva, ganham centralidade as questões: Como a infância e a família são representadas nos artigos e propagandas de Pais & Filhos? Que propósitos são visados pela publicação? Que educação é oferecida e sugerida nas edições examinadas? Em resposta às indagações, a tese foi estruturada em quatro capítulos. O capítulo 1 A revista brasileira Pais & Filhos e o cenário transnacional da imprensa para a família aborda a publicação no contexto da imprensa periódica para a família, em meio às transformações sociais, políticas e econômicas experimentadas no Brasil no período examinado. O segundo capítulo Representações que constroem infâncias analisa os discursos pautados em uma dimensão de infância associada ao seu desenvolvimento psicossexual. Já o terceiro capítulo Educação da primeira infância em Pais & Filhos trata dos textos dirigidos ao pais-leitores no intento de orientá-los a respeito ao desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças. No quarto capítulo Revistas para que família examinam-se as representações de família, associadas aos modos de ser mãe e pai valorizados pela publicação. Espera-se contribuir para o campo de produção científica que tem as representações relativas à infância, à família e à sua educação como foco, assim como para o campo de estudos da História da Educação que tem a imprensa periódica como fonte e objeto de pesquisa
Abstract: This research aims to investigate the social representations of childhood and family published in the Pais & Filhos magazine, from 1968 to 1989. Launched in 1968 by Bloch Editores S.A., the production deals with aspects related to health, education and behavior children and their families. The thesis is that Pais & Filhos magazine worked as a space of non-institutionalized education, permeated by the debate of pedagogical ideas and by the diversity of educational purposes on your pages. More specifically, the objectives were: 1) To understand the way in which the publication constructed discursive practices aimed at the education of families, even as aspects such as the materiality of the magazine, the constitution of its editorial team and the articulation with the transnational parental press; 2) To identify the constructed representations about childhood and its development conveyed in articles and advertisements; 3) To investigate the dissemination of family, maternity and paternity representations, considering the discourses related to the adaptation of families to the social and cultural transformations experienced in Brasil, from 1968 to 1989. Pais & Filhos magazine was taken as a source and object of historical research and, in this sense, the consultation of its collection occurred in the Fundação Biblioteca Nacional, located in the city of Rio de Janeiro. The relevance of this publication to research in the History of Education is justified by their role of disseminating discourses of education of children, directed at families, which is in line with the reflections based on historical and cultural perspectives that consider the periodical press as a social construct. Therefore, the following issues are important: How are childhood and family represented in the articles and advertisements of Pais & Filhos magazine? What goals are pursued by the publication? What education is offered and suggested in the editions examined? In response to inquiries, the thesis was structured into four chapters. Chapter 1 - The Brazilian magazine Pais & Filhos and the transnational press for the family on discuss the publication in the context of the periodic press for the family and of the social, political and economic transformations experienced in Brazil during the period under review. The second chapter - Representations that construct childhoods - analyzes discourses based on a childhood dimension associated with the psychosexual development. The third chapter - Early Childhood Education in Pais & Filhos - deals with the texts addressed to parents-readers in an attempt to guide them regarding the cognitive and intellectual development of children. In the fourth chapter - Magazines for what family? - the family representations are examined, associated with the ways of being mother and father valued by the publication. On hope to contribute to the field of scientific production that has representations related to childhood, family and its education as a focus, as well as to the studies of the History of Education that has the periodic press as source and object of research
Palavras-chave: Pais & Filhos Magazine
Educational Press
Childhood
Family
History of Education
Revista Pais & Filhos
Imprensa Educativa
Família
História da Educação
Educação História
Infância
Periódicos Brasileiros
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Liana Pereira Borba dos. Infância e família em revista: Pais & Filhos (1968-1989). 2018. 401 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10281
Data de defesa: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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