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Tipo do documento: Tese
Título: Cotidiano social e inserção laboral de jovens e adultos com deficiência intelectual: relatos pessoais
Título(s) alternativo(s): Social daily life and labor insertion of young people and adults with intellectual disability: personal reports
Autor: Carlou, Amanda 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Redig, Annie Gomes
Segundo membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Terceiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Quarto membro da banca: Alves, Wálcea Barreto
Resumo: O presente estudo apresenta narrativas pessoais de sujeitos com deficiência intelectual (DI). O objetivo geral da pesquisa foi analisar por meio da metodologia História de Vida a autopercepção de jovens e adultos com deficiência intelectual em relação a si próprios, sua vida cotidiana e inserção no mundo do trabalho. Para atendimento ao objetivo geral, este estudo teve dois objetivos específicos: 1) descrever a visão de jovens e adultos com deficiência intelectual sobre seu cotidiano social a partir dos seus relatos pessoais; 2) caracterizar o processo de preparação para o trabalho e inserção laboral de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir de seus relatos pessoais. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa a partir do método da História de Vida, possibilitando uma maior aproximação com os sujeitos do estudo. O trabalho foi pautado em entrevistas abertas e autobiográficas, o que permitiu obter informações na essência subjetiva dos 15 indivíduos entrevistados. Os resultados geraram reflexões sobre seus espaços de vida, relacionamentos e autopercepção. As histórias de vida apresentadas neste estudo mostraram a percepção que esses indivíduos têm de si mesmo e, por analogia, a visão dos outros sobre eles próprios. As pessoas com deficiência intelectual sujeitos dessa pesquisa demonstraram ainda serem muito dependentes de seus familiares. Os relatos também indicaram que a escola é um espaço com significado amplo para essas pessoas, lugar de fazer amigos, ter encontros, divertir-se, trabalharem, mas que de fato não tem produzido resultados satisfatórios em relação ao desenvolvimento acadêmico desses sujeitos. Todos os participantes do estudo possuem experiência laboral, porém, de alguma forma, ligados a instituição especializada. As falas revelaram que estas pessoas ainda não possuem autonomia para se autogerenciarem. O estudo apontou que, embora as políticas de inclusão social direcionadas às pessoas com deficiência intelectual considerem o trabalho como um fator importante para autonomia desses sujeitos, por si só, não garantem o desenvolvimento de habilidades necessárias para a vida independente
Abstract: The present study presents personal narratives of subjects with intellectual disability (ID). The general objective of the research was to analyze, through the methodology of Life History, the self-perception of youngsters and adults with intellectual disabilities in relation to themselves, their daily lives and insertion in the world of work. In order to meet the general objective, this study had two specific objectives: 1) to describe the vision of youngsters and adults with intellectual disabilities on their social daily life from their personal reports; 2) characterize the process of preparation for work and labor insertion of young people and adults with intellectual disabilities from their personal reports. The research had a qualitative approach based on the Life History method, allowing a greater approximation with the subjects of the study. The work was based on open and autobiographical interviews, which allowed to obtain information on the subjective essence of the 15 individuals interviewed. The results generated reflections on their living spaces, relationships and self-perception. The life stories presented in this study showed the individuals 'perception of themselves and, by analogy, others' view of themselves. People with intellectual disabilities subject to this research have also shown to be very dependent on their family members. The reports also indicated that the school is a space with broad meaning for these people, a place to make friends, have meetings, have fun, work, but in fact has not produced satisfactory results in relation to the academic development of these subjects. All the participants of the study have work experience, but, somehow, linked to a specialized institution. The speeches revealed that these people still do not have the autonomy to self-manage. The study pointed out that although social inclusion policies aimed at people with intellectual disabilities consider work as an important factor for the autonomy of these subjects, they do not guarantee the development of skills necessary for independent living
Palavras-chave: Intellectual Disability
Labor insertion
Self perception
Social inclusion
Autopercepção
Inclusão Social
Educação
Deficiência Intelectual
Inserção Laboral
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARLOU, Amanda. Cotidiano social e inserção laboral de jovens e adultos com deficiência intelectual: relatos pessoais. 2019. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10282
Data de defesa: 8-Jan-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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