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Tipo do documento: Tese
Título: Blogs de professores e suas redes de articulação: desafiando os limites de espaçotempo da produção política do PNAIC
Título(s) alternativo(s): Blogs of teachers and their networks of articulation: challenging the space limits of the political production of the PNAIC
Autor: Rosário, Roberta Sales Lacê 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Lopes, Alice Casimiro
Segundo membro da banca: Cunha, érika Virgílio Rodrigues da
Terceiro membro da banca: Rosa, Maria Inês Petrucci
Quarto membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Sussekind Veríssimo
Resumo: A pesquisa desenvolvida se propôs investigar os blogs dos professores, afirmando esse espaçotempo como uma instância de produção política e, fundamentalmente, como espaço de produção curricular, no caso desse estudo, dos profissionais envolvidos nos cursos de formação dos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC. A proposta partiu do entendimento de como a tecnologia reconfigura as relações do sujeito com o mundo, com o outro, discutindo assim, outras maneiras dos atores se comunicarem, nas relações culturais que desenvolvem com os usos que fazem da tecnologia. A opção pelo recorte de tratar dos blogs de professores envolvidos no PNAIC se dá pela inserção desse estudo em uma pesquisa que analisa uma política de formação continuada de professores alfabetizadores, desenvolvida em âmbito nacional, com o propósito de pactuar práticas curriculares para o ciclo de alfabetização. Assim, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC foi discutido enquanto uma política curricular para a alfabetização, entendendo que os desdobramentos e ações dessa política contribuíram para constituir currículos para a etapa da alfabetização em todo o território nacional, à medida que consolidou práticas de alfabetização em diálogo com diferentes contextos de produção da política. Esse estudo se desenvolve na compreensão de currículo como enunciação cultural, enquanto produção discursiva (LOPES; MACEDO, 2011; FRANGELLA, 2014). Desse entendimento tido como lente para analisar o PNAIC, toma-se a produção cultural dos professores em seus blogs, na condição de enunciações curriculares marcadas pela diferença e posicionamento político, observando as ambivalências e contradições que permeiam o terreno de produção das políticas de currículo em que me apoio. Os movimentos de pesquisa no/com os blogs foram sinalizando que era necessário analisar os registros dos movimentos das ações políticas nas diferentes regiões do território nacional, como também analisar os relatos de experiências dos professores registrados nos espaçostempos dos blogs. Os relatos de experiências dos professores se apresentaram como produções curriculares e também como possibilidade de discutir a constituição da política enquanto produção cultural, confrontadas e significadas pela diferença. Além das análises dos blogs, foram realizadas: a análise dos materiais de formação propostos pelo PNAIC, dos documentos orientadores do programa, das produções acadêmicas dos envolvidos no programa, transitando por diferentes espaços e tempos de produção e articulação do PNAIC, entendendo que esse trânsito é importante para compreender a política como movimento, como processo fluido e dinâmico. Nesse sentido, a tese foi sendo tecida por movimentos de pesquisa e de argumentação teórica que buscaram destacar nas análises realizadas os sentidos de currículo, os significados na/pela prática dos professores alfabetizadores, afirmando essa prática como constituidora da política, produzindo outros/novos sentidos para um Pacto de alfabetização das crianças do território nacional. Argumenta-se que a produção curricular de uma política é falha na sua pretensão unificadora nacional, uma vez que a totalização é impossível; os movimentos dos professores nas redes de relacionamento que constituíram e nos cursos que aqui destaco no estudo dos blogs incitam outros movimentos que tensionam a pretensão de totalidade, em sua dimensão performática
Abstract: The research developed aims to investigate teachers' blogs, affirming this space as an instance of political production and, fundamentally, as a space for curricular production, in the case of this study, professionals involved in the training courses of teachers of the National Pact for Literacy in Right Age - PNAIC. The proposal was based on the understanding of how technology reconfigures the subject's relations with the world, with the other, thus discussing other ways of the actors to communicate, in the cultural relations that develop with the uses that make of the technology. The option to deal with the blogs of teachers involved in the PNAIC is the insertion of this study into a research that analyzes a policy of continuous training of literacy teachers, developed at a national level, with the purpose of agreeing curricular practices for the literacy cycle. Thus, the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC was discussed as a curricular policy for literacy, understanding that the developments and actions of this policy contributed to constitute curricula for the literacy stage throughout the national territory, as it consolidated practices of literacy in dialogue with different contexts of policy production. This study develops in the understanding of curriculum as cultural enunciation, as discursive production (LOPES; MACEDO, 2011; FRANGELLA, 2014). From this understanding taken as a lens to analyze the PNAIC, we take the cultural production of teachers in their blogs, in the condition of curricular statements marked by the difference and political position, observing the ambivalences and contradictions that permeate the field of production of curriculum policies in I support myself. The research movements in / with the blogs were signaling that it was necessary to analyze the records of the movements of the political actions in the different regions of the national territory, as well as to analyze the reports of experiences of the teachers registered in the spaces of the blogs. The reports of teachers' experiences were presented as curricular productions and also as a possibility to discuss the constitution of politics as cultural production, confronted and signified by difference. In addition to the analysis of the blogs, the analysis of the training materials proposed by the PNAIC, the guiding documents of the program, the academic productions of those involved in the program, were carried out through different spaces and times of production and articulation of the PNAIC, understanding that this transit is important to understand politics as movement, as fluid and dynamic process. In this sense, the thesis was woven by research movements and theoretical arguments that sought to highlight in the analyzes carried out the meanings of curriculum, the meanings in / by the practice of literacy teachers, affirming this practice as a constituent of the policy, producing other / new meanings for a "Pact" of children's literacy in the national territory. It is argued that the curricular production of a policy is flawed in its national unifying pretension, since totalization is impossible; the movements of teachers - in the networks of relationships that constituted and in the courses that I emphasize here in the study of blogs - incite other movements that stress the pretension of totality, in their performative dimension
Palavras-chave: Curriculum
Culture
Blog
PNAIC
Curriculum Policy
Political Networks
Cultura
Blog
PNAIC
Política de Currículo
Redes Políticas
Educação
Curriculo
Professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSÁRIO, Roberta Sales Lacê. Blogs de professores e suas redes de articulação: desafiando os limites de espaçotempo da produção política do PNAIC. 2018. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10283
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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