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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10284
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Escola como campo de batalha: Impressos, Formação de Professores e Psicologia da Educação em Moçambique (1969 2010) |
Título(s) alternativo(s): | School as a battlefield: Press, teacher training and Educational Psychology in Mozambique (1969-2010) |
Autor: | Niuaia, Sérgio Vieira ![]() |
Primeiro orientador: | Gondra, José Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Portugal, Francisco Teixeira |
Segundo membro da banca: | Lopes, José de Sousa Miguel |
Terceiro membro da banca: | Biccas, Maurilane de Souza |
Quarto membro da banca: | Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de |
Resumo: | Nesta pesquisa fez-se um estudo dos saberes sobre aprendizagem de crianças em idade escolar publicados em três Revistas Pedagógicas destinadas à formação em exercício de professores primários de Moçambique, nomeadamente, O Nosso Posto, Jornal do Professor e Contacto. Baseado na perspectiva foucaultiana analisamos um saber escolarizado e difundido por meio de imprensos pedagógicos destinados à conformação de saberes e práticas de professores primários de Moçambique, em suas múltiplas conexões com demandas sociais, propostas educacionais, aspectos culturais, concepção de formação de professores e políticas de saberes, no processo de profissionalização do ofício de ser professor , em um horizonte temporal que recobre o final do período colonial até a primeira década do presente século (1969 2010). O estudo demonstrou que, no contexto da renovação da escola primária em Moçambique e nas consequentes reformas de formação de professores, diversas concepções, ou abordagens da Psicologia Moderna sobre a aprendizagem de crianças em idade escolar foram apropriadas, legitimadas e difundidas como saberes úteis aos professores primários, por inspetores de educação, professores e outros profissionais de diferentes áreas que publicavam artigos nesses impressos, ao mesmo tempo que aconselhavam a abandonar, ou a descontinuar certas concepções, ou abordagens, consideradas tradicionais, reducionistas e tendenciosas. Embora possa notar a presença de outras abordagens, concluiu-se que nas publicações da Revista O Nosso Posto predominavam abordagens da Psicologia Experimental, enquanto que na Revista Jornal do Professor adotavam abordagens Comportamentalistas, ou Behavioristas e, na Revista Contacto, predominavam abordagens Cognitivistas, evidenciando, desse modo, descontinuidades nos saberes sobre aprendizagem de crianças em idade escolar na Formação de Professores Primários em Moçambique |
Abstract: | In the present research, a study on knowledge of children learning within school- age, published in three Pedagogic Journals (O Nosso Posto, Jornal do Professor e Contacto) for In-service Mozambique Primary School Teachers was carried out. From foucault perspective school learning knowledge was analyzed and wide-spread through pedagogic articles designed for knowledge conformation and Mozambique Primary School Teachers´ practices regarding to their multi-dimension connections with social demands, educational proposals, cultural aspects, conception of teacher training programs and knowledge policies within the professionalization process of being a teacher within time framework covering the end of colonial era till the first decade of the present century (1969 2010). The study showed that, in the context of Mozambique primary school system modernization, and later teacher training reforms, several theories or Modern Psychology approaches about children learning within school-age were appropriate, legitimated and widespread as regarded useful knowledge to primary school teachers by education inspectors, teachers and other professionals from different areas who published articles in those journals and, at the same time they are advised to abandon, or give up some theories or approaches considered to be traditional, reductionist and biased. Although some approaches can be present, is concluded that Revista O Nosso Posto publications prevails Experimental Psychology approaches, while in Revista Jornal do Professor adopted Behaviorist approaches, and, in Revista Contacto, prevail Cognitivist approaches, showing evidence, in this way, the discontinuity of knowledge about children learning within school-age in the Primary School Teacher Training in Mozambique |
Palavras-chave: | Teacher Training in Mozambique Pedagogic Journals Education Psychology Learning of school-age child History of Education in Mozambique Formação de Professores em Moçambique Revistas Pedagógicas Psicologia da Educação Aprendizagem de crianças em idade escolar História da Educação em Moçambique Educação Moçambique Professores Formação Psicologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NIUAIA, Sérgio Vieira. Escola como campo de batalha: Impressos, Formação de Professores e Psicologia da Educação em Moçambique (1969 2010). 2019. 388 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10284 |
Data de defesa: | 19-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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