Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10286
Tipo do documento: Tese
Título: Entre o Pragmatismo e o Dogmatismo: imprensa de educação e ensino e Educação Física escolar no Brasil (1976-1979)
Título(s) alternativo(s): Between Pragmatism and Dogmatism: education and teaching press and school Physical Education in Brazil (1976-1979)
Autor: Rei, Bruno Duarte 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Segundo membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Terceiro membro da banca: Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
Quarto membro da banca: Ferreira, Jorge Luiz
Resumo: Na presente tese, analisa-se, no recorte temporal compreendido entre 1976 e 1979, as tensões entre as concepções de Educação Física escolar expressas na imprensa especializada em Educação Física e esportes e na documentação oficial referente ao ensino do referido componente curricular. Defende-se a hipótese que, mais do que uma porta-voz do regime militar, a imprensa especializada em Educação Física e esportes caracterizou-se, potencialmente, como um elemento dificultador da implementação das estratégias oficiais de conformação da Educação Física escolar no Brasil (1976-1979). Demonstra-se como é que, ao pôr em circulação concepções alternativas sobre o componente curricular em destaque, grande parte dos impressos especializados em Educação Física e esportes geraram inclusive, em alguns casos contraditoriamente condições para que os profissionais que atuavam na área pudessem se apropriar de fundamentos distintos dos contidos no modelo propagado pela ditadura militar por meio da Política e do Plano Nacional de Educação Física e Desportos
Abstract: This thesis analyzes, in the temporal cut between 1976 and 1979, the differences in school s Physical Education conceptions expressed in specialized press in Physical Education and sports and in official documents that referred to this curricular component. It is defended the hypothesis that, more than being just a vehicle for the military dictatorial regime s voice, the specialized press in Physical Education and sports was characterized, potentially, as an element that added difficulties to the implementation of official strategies for school Physical Education conformation in Brazil (1976-1979). It is shown that, by publishing alternative perceptions about the curricular component under debate, a large part of the magazines specialized in Physical Education and sports created by the way, in some cases contradictorily conditions for professionals of this area to achieve conceptions that were differentiated from the model propagated by the military dictatorship through Política and Plano Nacional de Educação Física e Desportos
Palavras-chave: School Physical Education
Education and teaching press
Representations fights
Military dictatorship (Brazil)
Educação Física escolar
Imprensa de educação e ensino
Lutas de representações
Ditadura militar (Brasil)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REI, Bruno Duarte. Entre o Pragmatismo e o Dogmatismo: imprensa de educação e ensino e Educação Física escolar no Brasil (1976-1979). 2019. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10286
Data de defesa: 15-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Bruno Duarte Rei.pdf3,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.