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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10286
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre o Pragmatismo e o Dogmatismo: imprensa de educação e ensino e Educação Física escolar no Brasil (1976-1979) |
Título(s) alternativo(s): | Between Pragmatism and Dogmatism: education and teaching press and school Physical Education in Brazil (1976-1979) |
Autor: | Rei, Bruno Duarte ![]() |
Primeiro orientador: | Faria, Lia Ciomar Macedo de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marcia Cabral da |
Segundo membro da banca: | Mignot, Ana Chrystina Venancio |
Terceiro membro da banca: | Lüdorf, Sílvia Maria Agatti |
Quarto membro da banca: | Ferreira, Jorge Luiz |
Resumo: | Na presente tese, analisa-se, no recorte temporal compreendido entre 1976 e 1979, as tensões entre as concepções de Educação Física escolar expressas na imprensa especializada em Educação Física e esportes e na documentação oficial referente ao ensino do referido componente curricular. Defende-se a hipótese que, mais do que uma porta-voz do regime militar, a imprensa especializada em Educação Física e esportes caracterizou-se, potencialmente, como um elemento dificultador da implementação das estratégias oficiais de conformação da Educação Física escolar no Brasil (1976-1979). Demonstra-se como é que, ao pôr em circulação concepções alternativas sobre o componente curricular em destaque, grande parte dos impressos especializados em Educação Física e esportes geraram inclusive, em alguns casos contraditoriamente condições para que os profissionais que atuavam na área pudessem se apropriar de fundamentos distintos dos contidos no modelo propagado pela ditadura militar por meio da Política e do Plano Nacional de Educação Física e Desportos |
Abstract: | This thesis analyzes, in the temporal cut between 1976 and 1979, the differences in school s Physical Education conceptions expressed in specialized press in Physical Education and sports and in official documents that referred to this curricular component. It is defended the hypothesis that, more than being just a vehicle for the military dictatorial regime s voice, the specialized press in Physical Education and sports was characterized, potentially, as an element that added difficulties to the implementation of official strategies for school Physical Education conformation in Brazil (1976-1979). It is shown that, by publishing alternative perceptions about the curricular component under debate, a large part of the magazines specialized in Physical Education and sports created by the way, in some cases contradictorily conditions for professionals of this area to achieve conceptions that were differentiated from the model propagated by the military dictatorship through Política and Plano Nacional de Educação Física e Desportos |
Palavras-chave: | School Physical Education Education and teaching press Representations fights Military dictatorship (Brazil) Educação Física escolar Imprensa de educação e ensino Lutas de representações Ditadura militar (Brasil) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | REI, Bruno Duarte. Entre o Pragmatismo e o Dogmatismo: imprensa de educação e ensino e Educação Física escolar no Brasil (1976-1979). 2019. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10286 |
Data de defesa: | 15-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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