Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10289
Tipo do documento: Tese
Título: Passeios com crianças: cidade em tensão
Título(s) alternativo(s): Paseos con niños y niñas: ciudad en tensión
Autor: Muniz, Maria Cristina Soto 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Segundo membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Terceiro membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Quarto membro da banca: Tiriba, Lia
Resumo: Esta tese teve por objetivo problematizar as experiências infantis na cidade, abarcar a experiência alteritária de passear com crianças e a dialogia que emerge nesses passeios, notadamente com o desafio de aprofundar leituras da cidade em suas diferentes formas de pertencimento e participação. A infância com quem a pesquisa dialoga é a da classe popular do Rio de Janeiro, crianças moradoras de favelas do Complexo da Mangueira. No campo de estudo dos territórios e sujeitos habitantes das periferias nossa referência principal foram os trabalhos de Milton Santos, Henri Lefebvre e Jorge L. Barbosa em sua discussão por justiça territorial e direito à cidade, entre as grandes explicações e a geografia do vivido. Walter Benjamin, cujo conceito de história se revelou fundamental na feitura da pesquisa, Marília Amorim com os fundamentos bakhtinianos para a pesquisa com crianças e Mikhail Bakhtin foram referências para refletir as questões alteritárias da pesquisa em sua dimensão dialógica e dialética e seu compromisso político. A pesquisa se caracterizou por uma pesquisa intervenção que consistiu na realização de encontros de conversas e passeios na cidade, em lugares escolhidos pelas crianças, um grupo de dez crianças entre seis e dez anos. As análises são trazidas como imagens dialéticas , tal como as formula Walter Benjamin, revelando uma cidade em tensão, entre medos e desejos, negação criação e reinvenção de lugares, posicionamentos ora críticos ora domesticados como formas de habitar ou mesmo sobreviver na cidade
Abstract: Esta tesis tuvo como objetivo problematizar las experiencias infantiles en la ciudad, abarcar la experiencia alteritaria de pasear con niños y niñas y la dialogía que emerge en estos paseos, con el desafío de profundizar lecturas de la ciudad en sus diferentes formas de pertenencia y participación. La infancia con quien la investigación dialogó de classe popular de Río de Janeiro, niños y niñas moradores de las favelas de Mangueira. En el campo de estudio de los territorios y sujetos habitantes de las periferias, nuestras referencias principales fueron los trabajos de Milton Santos, Henri Lefebvre y Jorge L. Barbosa em su discusión por justicia territorial y el derecho a la ciudad, entre las grandes explicaciones y la geografía de lo vivido. Walter Benjamin, cuyo concepto de historia se reveló fundamental em la realización de esta investigación. Marilia Amorim com los fundamentos bakhtinianos (o bajtinianos) para la investigación con infancias y Mikhail Bakhtin (o Mijail Bajtin) fueron referencias para reflexionar las cuestiones alteritarias de la investigación en su dimensión dialógica y dialéctica en su compromiso político. La investigación se caracterizó como uma investigación-intervención que consistió en la realización de encuentros de conversaciones y paseos en la ciudad, en lugares escogidos por un grupo de diez niños y niñas entre seis y diez años de edad . Los análisis fueron realizados a partir de el concepto de imágenes dialécticas tal como formula Walter Benjamin, revelando una ciudad en tensión, entre miedos y deseos, negación, creación y reinvención de lugares, posicionamientos alguna vez críticos y otras domesticados como formas de habitar o sobrevivir en la ciudad
Palavras-chave: Ciudad
Territorio
Paseo
Investigación con infancia
Passeio
Pesquisa com Criança
Educação
Infância
Cidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MUNIZ, Maria Cristina Soto. Passeios com crianças: cidade em tensão. 2018. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10289
Data de defesa: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Maria Cristina Soto Muniz.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.