Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10290
Tipo do documento: Tese
Título: Educação e emancipação feminina na obra de Maria Lacerda de Moura (1919-1935)
Título(s) alternativo(s): Education and female emancipation on Maria Lacerda de Moura s work (1919-1935)
Autor: Roberto, Jodar de Castro 
Primeiro orientador: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Bonato, Nailda Marinho da Costa
Terceiro membro da banca: Leonardi, Paula
Quarto membro da banca: Bueno, Anamaria Gonçalves
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar a produção discursiva da educadora, jornalista e escritora Maria Lacerda de Moura (1887-1945), no período de 1919 a 1924. Dessa forma, com esse intento selecionamos de sua produção dois livros, que se constituíram os marcos temporais deste trabalho, dada a relevância de ambos: Renovação (1919), por ser o livro onde ela demarcou os temas que irá aprofundar ao longo da sua trajetória, tais como: feminismo, emancipação feminina, sufrágio universal, educação e infância; e A Mulher é uma Degenerada (1924), livro no qual ela aprofunda e amadurece os temas do livro anterior, bem como, debate o anátema A Mulher é uma Degenerada, proferido pelo médico português Miguel Bombarda (1896), em torno da inferioridade feminina. Analisamos também as correspondências enviadas pela intelectual para Fábio luz e Bertha Lutz, com a finalidade de observarmos como os assuntos trabalhados no espaço privado podem nos ajudar a entender a gênese das ações que ocorrem no espaço público. No caso do primeiro missivista, interessou-nos as trocas em torno do anarquismo; no caso da segunda missivista, as questões em torno do feminismo. A análise do pensamento educacional da escritora foi feita a partir dos indícios (Ginzburg, 2009) deixados nos seus artigos, cartas conferências e livros a partir dos quais buscamos identificar os caminhos que percorreu em busca de uma educação que libertasse as mulheres. O trabalho foi realizado a partir das tensões entre os aspectos micro e macro e da revisão bibliográfica no sentido de pensar as ações da intelectual engajada (Sirinelli) Maria Lacerda e a sua trajetória, ou seja, sua maneira singular de percorrer o ambiente social, pois cruzamos os elementos biográficos da intelectual com a sua produção escrita
Abstract: This thesis aims to analyze the discursive production of the educator, jornalist and writer Maria Lacerda de Moura (1887-1945), from 1919 to 1935. Thus, with this intent we have chosen two books from her production, which ones formed the timeframes of this work, given the relevance of both: Renovation (1919), book where she demarcated themes she will deepen along her trajectory as: feminism, female emancipation, universal suffrage, education and childhood; and The Woman is a Denegerated (1924), book on which she deepen and mature the themes from the previous book, as well as debate the anathema The Woman is a Denegerated, uttered by the Portuguese doctor Miguel Bombarda (1896), around the female inferiority. We also analyzed the correspondences sent by the intellectual to Fábio Luz and Bertha Lutz, with the purpose of observe how the subjects worked in private space can help us to understand the genesis of the actions that happen in public space. In the case of the first letter writer, our interest was the exchanges around anarchism; in the case of the second letter writer, issues around feminism. The analyzis of the writer s educational thought was made from indications (Ginzburg, 2009) left in her articles, conference letters and books from which we pursued to identify paths she went through searching for an education which set women free. Work was carried out from tensions between the micro and macro aspects of bibliographic review in the sense of thinking the actions of the commited intelectual (Sirinelli) Maria Lacerda and her trajectory, in other words, her singular way to go through social environment because we crossed the biographical elements from the intelectual with her writing production
Palavras-chave: Maria Lacerda de Moura
Education
Woman
Emancipation
Intellectual
Emancipação
Intelectual
Educação
Moura, Maria Lacerda de, 1919-1935
Mulheres
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROBERTO, Jodar de Castro. Educação e emancipação feminina na obra de Maria Lacerda de Moura (1919-1935). 2019. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10290
Data de defesa: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Jodar de Castro Roberto.pdf4,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.