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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10290
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Educação e emancipação feminina na obra de Maria Lacerda de Moura (1919-1935) |
Título(s) alternativo(s): | Education and female emancipation on Maria Lacerda de Moura s work (1919-1935) |
Autor: | Roberto, Jodar de Castro |
Primeiro orientador: | Rangel, Sonia de Oliveira Camara |
Primeiro membro da banca: | Mignot, Ana Chrystina Venancio |
Segundo membro da banca: | Bonato, Nailda Marinho da Costa |
Terceiro membro da banca: | Leonardi, Paula |
Quarto membro da banca: | Bueno, Anamaria Gonçalves |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo analisar a produção discursiva da educadora, jornalista e escritora Maria Lacerda de Moura (1887-1945), no período de 1919 a 1924. Dessa forma, com esse intento selecionamos de sua produção dois livros, que se constituíram os marcos temporais deste trabalho, dada a relevância de ambos: Renovação (1919), por ser o livro onde ela demarcou os temas que irá aprofundar ao longo da sua trajetória, tais como: feminismo, emancipação feminina, sufrágio universal, educação e infância; e A Mulher é uma Degenerada (1924), livro no qual ela aprofunda e amadurece os temas do livro anterior, bem como, debate o anátema A Mulher é uma Degenerada, proferido pelo médico português Miguel Bombarda (1896), em torno da inferioridade feminina. Analisamos também as correspondências enviadas pela intelectual para Fábio luz e Bertha Lutz, com a finalidade de observarmos como os assuntos trabalhados no espaço privado podem nos ajudar a entender a gênese das ações que ocorrem no espaço público. No caso do primeiro missivista, interessou-nos as trocas em torno do anarquismo; no caso da segunda missivista, as questões em torno do feminismo. A análise do pensamento educacional da escritora foi feita a partir dos indícios (Ginzburg, 2009) deixados nos seus artigos, cartas conferências e livros a partir dos quais buscamos identificar os caminhos que percorreu em busca de uma educação que libertasse as mulheres. O trabalho foi realizado a partir das tensões entre os aspectos micro e macro e da revisão bibliográfica no sentido de pensar as ações da intelectual engajada (Sirinelli) Maria Lacerda e a sua trajetória, ou seja, sua maneira singular de percorrer o ambiente social, pois cruzamos os elementos biográficos da intelectual com a sua produção escrita |
Abstract: | This thesis aims to analyze the discursive production of the educator, jornalist and writer Maria Lacerda de Moura (1887-1945), from 1919 to 1935. Thus, with this intent we have chosen two books from her production, which ones formed the timeframes of this work, given the relevance of both: Renovation (1919), book where she demarcated themes she will deepen along her trajectory as: feminism, female emancipation, universal suffrage, education and childhood; and The Woman is a Denegerated (1924), book on which she deepen and mature the themes from the previous book, as well as debate the anathema The Woman is a Denegerated, uttered by the Portuguese doctor Miguel Bombarda (1896), around the female inferiority. We also analyzed the correspondences sent by the intellectual to Fábio Luz and Bertha Lutz, with the purpose of observe how the subjects worked in private space can help us to understand the genesis of the actions that happen in public space. In the case of the first letter writer, our interest was the exchanges around anarchism; in the case of the second letter writer, issues around feminism. The analyzis of the writer s educational thought was made from indications (Ginzburg, 2009) left in her articles, conference letters and books from which we pursued to identify paths she went through searching for an education which set women free. Work was carried out from tensions between the micro and macro aspects of bibliographic review in the sense of thinking the actions of the commited intelectual (Sirinelli) Maria Lacerda and her trajectory, in other words, her singular way to go through social environment because we crossed the biographical elements from the intelectual with her writing production |
Palavras-chave: | Maria Lacerda de Moura Education Woman Emancipation Intellectual Emancipação Intelectual Educação Moura, Maria Lacerda de, 1919-1935 Mulheres |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROBERTO, Jodar de Castro. Educação e emancipação feminina na obra de Maria Lacerda de Moura (1919-1935). 2019. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10290 |
Data de defesa: | 21-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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