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Tipo do documento: Tese
Título: A Comunicação Alternativa e Ampliada como intervenção na escola em casos de crianças com mutismo seletivo
A Comunicação Alternativa e Ampliada como intervenção na escola em casos de crianças com mutismo seletivo
Título(s) alternativo(s): The Alternative and augmentative communication as school intervention in children with selective mutism
The Alternative and augmentative communication as school intervention in children with selective mutism
Autor: Souza, Danielle Castelões Tavares de 
Primeiro orientador: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
Quarto membro da banca: Almeida, Maria Amélia
Resumo: O mutismo seletivo constitui-se em um transtorno de ansiedade considerado raro e que acomete crianças em idade escolar. A principal característica deste transtorno refere-se ao fracasso persistente em falar em situações sociais específicas, mas não em outras. A literatura pesquisada menciona os recursos e as intervenções da comunicação alternativa e ampliada em pessoas incapazes de se comunicar por meio da fala devido a algum tipo de deficiência como paralisia cerebral e autismo. Entretanto, o mutismo seletivo não se constitui em uma deficiência, mas refere-se a um padrão de comportamento que compromete fortemente a comunicação de indivíduos afetados por este tipo de problema em contextos variados, sobretudo na escola. O objetivo do presente estudo foi planejar, implementar e avaliar os efeitos dos recursos e procedimentos da comunicação alternativa e ampliada de baixa tecnologia, aliado ao gerenciamento de contingências, no contexto escolar, como intervenção em duas crianças do sexo feminino com sete e onze anos de idade, identificadas como Laura e Bianca. O estudo foi realizado em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. Foi utilizado o delineamento de pesquisa quase experimental intrassujeitos do tipo A-B. Os procedimentos metodológicos foram os seguintes: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação para mutismo nos pais e professores das participantes, com a intenção de identificar as características do transtorno; 2. Diagnostico do transtorno com base na análise dos instrumentos; 3. Realização da observação através de filmagens em dois ambientes dentro do contexto escolar; 4. Elaboração dos procedimentos de intervenção e dos recursos a serem utilizados nesta fase; 5. Condução das sessões individuais onde Laura cumpriu com todas as 20 sessões de intervenção, enquanto que Bianca participou de apenas 15. Os dados revelaram que Laura utilizou somente a escrita como forma alternativa de comunicação e, embora tenha cumprido todas as 20 sessões da intervenção, apresentou pouca adesão às atividades propostas pela pesquisadora e não atingiu o objetivo quanto a falar frequentemente no contexto escolar no período de realização da presente pesquisa. Em contrapartida, Bianca mostrou elevado nível de envolvimento pelas atividades e pelos recursos e procedimentos planejados para sua intervenção. Utilizando tanto a comunicação escrita quanto as pranchas de comunicação, as alunas alcançaram o objetivo proposto do estudo ao passarem a se comunicar oralmente com colegas de classe e sua professora onde uma delas obteve, ao final das intervenções, o melhor resultado
Abstract: Selective mutism is a rare anxiety disorder considered and affects school age children. The main characteristic is persistent speech failure in some specific social situation but not in others. The researched literature mentions resources and interventions with alternative and augmentative communication in people incapable of communicating using speech, due to some disorders such as cerebral palsy and autism. However, selective mutism is not a disorder but a behavioral pattern that strongly compromises the affected individuals communication, especially in school. This study aimed to plan, execute and evaluate resources and proceedings of low technological alternative and augmentative communication, associated to contingencies management, in the school context, in two children, female, seven and eleven years old, identified as Laura and Bianca. The study took place in a public school of Rio de Janeiro. We used an A-B intra-subject quasi-experimental study design with the following methods: 1. Application of mutism evaluation instruments in the participants parents and teachers, aiming to identify the disorder characteristics; 2. Disorder diagnosis based on the analysis of the instruments; 3. Observation of videos in two school environments; 4. Elaboration of proceedings and intervention, and resource to be used in this phase; 5. Individual sessions: Laura completed all 20 intervention sessions; while Bianca participated of only 15. Data revealed that Laura used writing as alternative communication, and even though she completed all the 20 intervention sessions, she presented little adherence to the proposed activities and reach partially the goal of frequently speech at school during the research period. On the other hand, Bianca showed high level of involvement in the activities, resources and proceedings performed planned for her. Using both written communication and communication boards, the students reached the proposed goal of the study when they began to communicate orally with classmates and their teacher - where one of them obtained, at the end of the interventions, the best result
Palavras-chave: Selective mutism
Intervention
Communication Alternative and Augmentative
Mutismo Seletivo
Intervenção
Comunicação Alternativa e Ampliada
Educação
Crianças com transtorno de espectro autista
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Danielle Castelões Tavares de. A Comunicação Alternativa e Ampliada como intervenção na escola em casos de crianças com mutismo seletivo. 2018. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10292
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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