Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10293
Tipo do documento: Tese
Título: Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói
Título(s) alternativo(s): Disapproval and the police evaluation in the school: a study in the Public Network of Niteroi
Autor: Aguilar Júnior, Carlos Augusto 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Segundo membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Terceiro membro da banca: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Quarto membro da banca: Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Resumo: Esta tese investiga a reprovação escolar nos anos finais do ensino fundamental brasileiro. A partir de uma revisão ampla da literatura específica, construímos a hipótese de que a reprovação é entendida pelos atores sociais - professores, coordenadores, gestores educacionais - como fator positivo no processo de escolarização e buscamos responder às seguintes questões: (a) que fatores impactam a reprovação escolar?; (b) como as políticas de avaliação são atuadas nas escolas? (c) qual o lugar da reprovação na política de avaliação na escola? Para a realização do estudo, fizemos uso de duas abordagens distintas, mas complementares. Inicialmente, utilizamos os microdados do SAEB 2015 para analisar as características associadas ao risco da reprovação, por meio da aplicação de um modelo de regressão logística, seguindo orientações teórico-metodológicas de Babbie (2005). Os resultados iniciais reiteram os encontrados em estudos e pesquisas relatados pela literatura, em que se verifica um risco maior à reprovação de alunos em vulnerabilidade socioeconômica e cultural, com menores condições de apoio da escola aos estudos, além da questão de gênero (sexo masculino mais propenso à reprovação) e da cor declarada (estudantes não-brancos apresentam maiores riscos à reprovação), e em situação de trabalho infantil. Na sequência, construímos um roteiro de entrevistas que nos permitisse compreender a reprovação escolar inserida no contexto da política de avaliação na escola. Para isso, selecionamos três escolas públicas situadas no município de Niterói, Rio de Janeiro e aplicamos entrevistas à equipe diretiva, aos professores e aos estudantes do nono ano do ensino fundamental. Também assistimos aos conselhos de classe e analisamos documentos da escola. Nesta etapa fomos conduzidos pelas orientações de Ball, Maguire e Braun (2016). Os achados desta etapa evidenciam a construção de discursos-mestres que, mobilizam o recurso da governamentalidade de Foucault e tentam estabelecer o controle das mentalidades dos estudantes, na tentativa de criar o bom aluno , naturalizando a reprovação e a utilizando como um dispositivo para motivar os estudantes a estudarem mais e terem maior dedicação. A pesquisa também mostrou que o contexto da prática é espaço também de produção de políticas a partir do movimento de interpretação e tradução dos textos políticos, conferindo novos sentidos e, desse modo, produzindo novos textos políticos para os processos educacionais, com destaque para os processos avaliativos. Percebeu-se também que, de modo geral, a avaliação é encarada como burocracia necessária para a atribuição de um conceito definidor da vida do estudante avaliação somativa , sem maiores discussões sobre os processos educativos que resultaram nos resultados obtidos
Abstract: This thesis investigates the school failure in the final years of Brazilian fundamental education. From a broad review of the specific literature, we have hypothesized that reprobation is understood by social actors - teachers, coordinators, educational managers - as a positive factor in the schooling process and we seek to answer the following questions: (a) what factors impact school failure?; (b) how are evaluation policies implemented in schools? (c) what is the place of disapproval in the school evaluation policy? In order to carry out the study, we used two different but complementary approaches. Initially, we used the microdata of SAEB 2015 to analyze the characteristics associated with the reprobation risk, through the application of a logistic regression model, following Babbie's theoretical and methodological guidelines (2005). The initial results reiterate those found in studies and research reported in the literature, in which there is a greater risk of students failing in socioeconomic and cultural vulnerability, with lower school support conditions for studies, as well as the gender issue (male prone to reprobation) and the declared color (nonwhite students present greater risks to reprobation), and in child labor situation. Then, we constructed a script of interviews that allowed us to understand the school failure inserted in the context of the evaluation policy in the school. For this, we selected three public schools located in the city of Niterói, Rio de Janeiro and applied interviews to the management team, teachers and students of the ninth grade. We also attended class councils and reviewed school documents. At this stage we were guided by the guidelines of Ball, Maguire and Braun (2016). The findings of this stage show the construction of master-discourses that mobilize the appeal of Foucault's governmentality and try to establish control of students' mentalities in an attempt to create the "good student" by naturalizing reproof and using it as a device for motivate students to study harder and have greater dedication. The research also showed that the context of practice is also a space for the production of policies from the interpretation and translation movement of political texts, imparting new meanings and, thus, producing new political texts for educational processes, with emphasis on processes evaluation. It was also noticed that, in general, the evaluation is seen as necessary bureaucracy for the attribution of a definitive concept of the student's life - summative evaluation - without further discussions about the educational processes that have resulted in the results obtained
Palavras-chave: School failure
Disapproval
Macro-micro analysis
Educational and evaluation policies
Theory of action
Fracasso escolar
Reprovação
Análise macro-micro
Politicas educacionais e de avaliação
Teoria da atuação
Educação Niterói, RJ
Repetência
Educação e Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10293
Data de defesa: 17-Jan-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Carlos Augusto Aguilar Junior.pdf3,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.