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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10298
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Tornar-se: Literatura infantil e educação antirracista |
Título(s) alternativo(s): | Becoming: children's literature and anti-racist education |
Autor: | Vinco, Sônia Regina |
Primeiro orientador: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Primeiro membro da banca: | Caputo, Stela Guedes |
Segundo membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Quarto membro da banca: | Martins, Georgina da Costa |
Resumo: | A lei 10 639/03 institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, nos níveis fundamental e médio, em todas as redes de ensino, preconizando a Literatura como uma das três principais áreas onde esse trabalho deva ser feito. Esta pesquisa, focando as práticas no cotidiano escolar das aulas de Literatura dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II, analisa a interação entre estudantes e textos literários provocada pelas aulas. Visa a observar os modos pelos quais a interpretação coletiva dos textos literários, realizada no trabalho, potencializa os processos identitários de crianças negras e não negras, e estes são um eterno tornar-se. O fato de o currículo em questão conter também textos que englobam, em sua centralidade, aspectos das culturas afro-brasileiras e africanas confere o necessário protagonismo do negro e propicia, através da mediação, desvelar/discutir com as crianças o racismo estruturante da cultura brasileira. Além disso, por interrogar estereótipos, refletir sobre preconceitos, evidenciar intolerâncias, os diálogos propiciados por esses textos se mostram potentes para produzir deslocamentos importantes nos modos de ser e agir dos sujeitos. Urdindo-se um trançado discursivo com os fragmentos de real selecionados na observação participante de aulas e em conversas com as professoras e crianças, a importância de um trabalho que traga aos sujeitos possibilidades de perguntas, e mesmo de respostas, emancipatórias sobre si mesmos e sobre o mundo se revela imprescindível ao projeto de superação do racismo representado, na educação, pela Lei 10.639/03 |
Abstract: | Law 10 639/03 establishes the compulsory teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture, at primary and secondary education, in all educational networks, recommending Literature as one of the three main areas where that work should be done. This research, focusing on the practices in the daily school life of the Elementary School Literature classes of Campus São Cristóvão I of Colégio Pedro II, analyzes the interaction between students and literary texts provoked by the classes. It aims at observing the ways in which the collective interpretation of literary texts, carried out in the context of this research, potentiates the identity processes of black and non-black children, which are an eternal becoming. The fact that the curriculum in question also contains texts that include, in their centrality, aspects of Afro-Brazilian and African cultures, grants the necessary protagonism of the black people and makes it possible, through mediation, to unveil / discuss the structural racism of Brazilian culture with the children. In addition, by interrogating stereotypes, reflecting on prejudices, evidencing intolerances, the dialogues propitiated by these texts prove to be potent to produce important shifts in the ways of being and acting of the subjects. By creating a discursive braid with the real fragments selected in the participant observation of classes and in conversations with the teachers and children, the importance of a work that brings to the subjects possibilities of questions, and even of emancipatory answers about themselves and about the world, is crucial to the project of overcoming racism represented in education by Law 10.639 / 03 |
Palavras-chave: | Antiracist education School daily life Identity processes Educação Literatura infantil Prática de ensino Antirracismo Educação antirracista Cotidiano escolar Processos identitários |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VINCO, Sônia Regina. Tornar-se: Literatura infantil e educação antirracista. 2019. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10298 |
Data de defesa: | 27-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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