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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10300
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada por pessoa com deficiência múltipla e prejuízo severo de fala na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | El uso de Comunicación Aumentativa y Alternativa para personas con discapacidades múltiples y alteración grave de la voz en jóvenes y adultos: un estudio de caso |
Autor: | Oliveira, Margareth Maria Neves dos Santos de |
Primeiro orientador: | Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula |
Primeiro membro da banca: | Glat, Rosana |
Segundo membro da banca: | Paiva, Jane |
Terceiro membro da banca: | Santos, Mônica Pereira dos |
Quarto membro da banca: | Delou, Cristina Maria Carvalho |
Resumo: | Fatores neurológicos, físicos, emocionais e cognitivos impedem uma em cada duzentas pessoas de comunicar-se oralmente (ASHA, 1991). Com o advento da inclusão na educação, alunos com prejuízos severos da comunicação associados a transtornos globais do desenvolvimento ou deficiências (sensoriais, intelectual, locomotora) são cada vez mais frequentes nas escolas regulares. Este fato revela a necessidade de utilização de sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) que garantam-lhes o direito à livre expressão. Esta pesquisa utilizou a metodologia estudo de caso intensivo (KAZDIN, 1982), que possibilitou: a) identificar interações, formas e funções comunicativas utilizadas por Magali (aluna da Educação de Jovens e Adultos, com 37 anos e prejuízos severos da fala e motores, sequelas de paralisia cerebral) com os interlocutores constituintes de sua turma; b) avaliar o efeito introdutório da CAA nas interações de Magali em sala de aula e em narrativas de vídeos em sua casa. A observação das interações comunicativas escolares de Magali constituiu passo inicial no processo de busca de recursos mais adequados e favoráveis à expressão clara e objetiva de seus sentimentos e pensamentos. Foram desenvolvidos: o Estudo I (identificou e descreveu as formas comunicativas presentes nas interações de Magali com seus interlocutores antes e durante a introdução do sistema de CAA de baixa tecnologia) - composto de 18 sessões de 30 min. cada, divididas em três fases: Linha de Base (Observação livre das interações dos partícipes em sala de aula); Ensino I (Introdução do sistema de CAA com Magali); e Ensino II (Aplicação lúdico-pedagógica do sistema de CAA com toda turma. As variáveis mensuradas foram: episódios efetivados e não efetivados, iniciativas e respostas interacionais, modalidades ou formas comunicativas, temas dos episódios interativos e funções comunicativas); o Estudo II (desenvolvido durante seis sessões de 15 min. cada, descreveu narrativas realizadas por Magali utilizando o sistema de CAA em sua residência). No Estudo I, Magali utilizava predominantemente a modalidade comunicativa expressão facial, e, após a introdução do Sistema de CAA, a vocal, com aumento das iniciativas interacionais entre ela e seus interlocutores. Nas duas primeiras fases do Estudo I predominaram as iniciativas interacionais verbais utilizadas pelos interlocutores com Magali, e esta utilizou a modalidade comunicativa simbólica (pictogramas) ao responder às iniciativas interacionais docentes, estendendo o episódio comunicativo. Destacou-se a utilização do sistema simbólico em episódios interacionais iniciados por Magali com seus interlocutores, por clarificar suas intenções comunicativas, encorajar suas interações, ampliar suas emissões vocais e verbais, aumentando consideravelmente as iniciativas mistas (uso de mais de uma modalidade comunicativa de expressão: vocal, verbal, expressão facial etc), principalmente durante a realização de atividades lúdico-pedagógicas. Antes da introdução do sistema simbólico predominavam as temáticas interacionais interpessoal e pedagógica. Após sua introdução, em atividades lúdico-pedagógicas na fase de Ensino II, as temáticas mais frequentes foram a lúdico-pedagógica e a pedagógica, quando ampliaram-se os episódios interacionais. Após a introdução do sistema simbólico, a maioria das funções comunicativas aumentou, com incidência de: Pedido de informação, e Resposta a pedido de informação na fase Ensino I. Na Linha de Base era Comentário. O reconhecimento da importância de utilização do álbum de comunicação foi constatado inclusive pelos alunos sem deficiência e não alfabetizados, por possibilitar-lhes compreensão da mensagem pictográfica efetuada por Magali e posterior atendimento à sua solicitação. No Estudo II, as estratégias usadas pela interlocutora de Magali durante as narrativas de vídeo foram: clarificação, incentivo ao relato e comentário, seguidos de incentivo ao uso de comunicação multimodal e síntese. Merece destaque Magali ter expressado necessidade de utilização do sistema de CAA, ao solicitar o Plano Inclinado contendo os pictogramas, para auxiliá-la nesta fase |
Abstract: | Factores neurológicos, físicos, emocionales y cognitivos impiden una en cada doscientas personas comunicarse oralmente (ASHA, 1991). Con el surgimiento de la inclusión en educación, alumnos con perjuicios severos de la comunicación asociados a trastornos globales del desarrollo o deficiencias (sensoriales, intelectuales, locomotoras) son cada vez más frecuentes en las escuelas regulares, hecho que revela la necesidad de utilización de sistemas de Comunicación Alternativa y Ampliada (CAA) que les garantice el derecho a la libre expresión. Frente a esta realidad, este estudio utilizó la metodología estudio de caso intensivo (KAZDIN, 1982), con la cual se buscó: a) identificar interacciones, formas y funciones comunicativas utilizadas por Magali (alumna de Educación de Jóvenes y Adultos, con 37 años e perjuicios severos en el habla y motricidad, secuelas de parálisis cerebral, con los interlocutores constituyentes de su turma), b) evaluar el efecto introductorio da CAA en las interacciones de Magali en sala de aula y en narrativas de vídeos en su casa. nLa observación de las interacciones comunicativas escolares de Magali, constituyó el paso inicial en el proceso de búsqueda de recursos más adecuados y favorables para la expresión clara y objetiva de sus sentimientos y pensamientos. Para tal fueron desarrollados: El Estudio I, que buscó identificar y describir las formas comunicativas presentes en las interacciones de Magali con sus interlocutores antes y durante la introducción del sistema de CAA de baja tecnología. Formado por 18 sesiones de 30 minutos cada una, divididas en tres etapas; Línea de Base: observación libre de las interacciones de los participantes en sala de clases; Ensino I: Introducción del sistema de CAA con Magali; y Ensino II: Aplicación del sistema de CAA con todo el grupo, de forma lúdico-pedagógica. Las variables medidas fueron: episodios efectuados e no efectuados, iniciativas y respuestas interactivas, modalidades o formas comunicativas, temas de los episodios interactivos y funciones comunicativas. El Estudio II, desarrollado durante seis sesiones de 15 minutos cada una, describió narrativas realizadas por Magali utilizando el sistema de CAA en su residencia. En el Estudio I, Magali utilizaba predominantemente la modalidad comunicativa expresión facial, después de la introducción del Sistema de CAA la vocal, con aumento de las iniciativas interactivas entre ella y sus interlocutores. En las dos primeras etapas del Estudio I predominaron las iniciativas interactivas de tipo verbal utilizadas por los interlocutores con Magali, que utilizó la modalidad comunicativa simbólica (pictogramas) para responder a las iniciativas interactivas docentes, extendiendo el episodio comunicativo. Se destacó la utilización del sistema simbólico en los episodios interactivos iniciados por Magali con sus interlocutores, por clarificar sus intenciones comunicativas, animar sus interacciones, ampliar sus emisiones vocales y verbales, aumentando considerablemente las iniciativas mixtas (uso de más una modalidad comunicativa de expresión: vocal, verbal, expresión facial etc.), principalmente durante la realización de actividades lúdico-pedagógicas. Antes de la introducción del sistema simbólico predominaban las temáticas interactivas interpersonales e pedagógica. Después de su introducción, en actividades lúdico-pedagógicas en la fase de Ensino II, las temáticas más frecuentes fueron la lúdico-pedagógica y la pedagógica, cuando se ampliaron los episodios interactivos.La mayoría de las funciones comunicativas presentó un aumento considerable luego de la introducción del sistema simbólico, con incidencia de Pedido de información y Respuesta a pedido de información en la fase Ensino I. En la Línea de Base era Comentario. El reconocimiento de la importancia de la utilización del álbum de comunicación fue constatado inclusive por los alumnos sin deficiencia y no alfabetizados, por posibilitarles la comprensión del mensaje pictográfico efectuado por Magali e posterior atendimiento a su solicitación. En el Estudio II, las estrategias usadas por la interlocutora de Magali durante las narrativas de vídeo fueron: clarificación, incentivo al relato y comentario, seguidos de incentivo al uso de comunicación multimodal y síntesis. Es importante destacar a Magali por haber expresado la necesidad de utilizar el sistema de CAA, al solicitar el Plan Inclinado conteniendo los pictogramas, para auxiliarla en esta fase |
Palavras-chave: | Interacción Comunicación aumentativa y alternativa Educación de adultos y jóvenes Educación Especial en la perspectiva de la inclusión Comunicação Alternativa e Ampliada Educação Especial na perspectiva da Inclusão Educação Educação de Jovens e Adultos Interação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Margareth Maria Neves dos Santos de. O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada por pessoa com deficiência múltipla e prejuízo severo de fala na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2010. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10300 |
Data de defesa: | 10-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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