Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10304
Tipo do documento: Tese
Título: Paisagens e Fluxos Curriculares pataxó: processos de hibridização e biopolítica
Título(s) alternativo(s): Landscapes and Curricular Flows Pataxó: hybridization and biopolitical processes
Autor: Silva, Paulo de Tássio Borges da 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Segundo membro da banca: Albuquerque, Marcos Alexandre dos Santos
Terceiro membro da banca: Belaunde, Luisa Elvira
Quarto membro da banca: Eugênio, Benedito Gonçalves
Resumo: A presente tese trata da minha inserção no campo pós-estrutural com a temática indígena e com os estudos de currículo, das reflexões sobre os processos de hibridização e biopolítica em torno da categoria indígena e das políticas educacionais e curriculares da Educação Escolar Indígena. O trabalho se propõe a discutir as paisagens (APPADURAI, 2004) e os fluxos curriculares pataxó, com suas rasuras nas redes discursivas em que se constroem as políticas curriculares no Brasil e no Estado da Bahia, sendo pensadas a partir do ciclo de políticas de Ball (2001). Para tanto, insere-se em intersecções com os processos de hibridização e biopolítica, percorrendo um diálogo com proposições de dispositivos (Território, Sexualidades, Língua e Religião) que circundam a questão indígena, não sendo dispositivos aplicáveis a todos os contextos, tratando- se de reflexões de um caminhar que não se propõe como métrica, mas como problematizações em torno de normalizações e engessamentos. A escrita caminha numa proposta de composição de paisagens étnicas e curriculares, tendo a etnografia pós-estrutural como registro metodológico, apresentada em assemblages desordenadas, por entender que as tentativas de um caminhar metodológico pós-estrutural e pós-colonial só poderia se dar em meio aos escapes e às bifurcações. Neste sentido, são problematizadas possibilidades de ficções, tensionando os itinerários a partir da (auto)biografia, de projetos interculturais e decoloniais para a escola Pataxó. O texto tem em si um caráter inconcluso, não sendo possível fazer inferências fixas. As reflexões que aqui se apresentam são contingentes e ambivalentes, sendo outros olhares sempre possíveis
Abstract: The present thesis deals with my insertion in the poststructural field with the indigenous theme and curriculum studies, reflections on the processes of hybridization and biopolitics around the indigenous category and the educational and curricular policies of Indigenous School Education. The paper proposes to discuss the landscapes (APPADURAI, 2004) and the pataxó curricular flows, with their shadings in the discursive networks in which the curricular policies are constructed in Brazil and the State of Bahia, being thought from the "policy cycle" of Ball (2001). Therefore, it inserts itself in intersections with the processes of hybridization and biopolitics, going through a dialogue with propositions of devices (Territory, Sexualities, Language and Religion) that circumvent the indigenous question, not being devices applicable to all contexts, being reflections of a walk that is not proposed as a metric, but as problematizations around normalizations and plasters. The writing is based on a proposal of composition of ethnic and curricular landscapes, with post-structural ethnography as a methodological record, presented in disorderly assemblages, because it understands that the attempts of a post-structural and postcolonial methodological walk could only occur in medium leaks and bifurcations. In this sense, possibilities of fictions are problematized, stressing the itineraries from the (auto) biography, from intercultural and decolonial projects to the Pataxó school. The text itself has an unfinished character, and it is not possible to make fixed inferences. The reflections that are presented here are contingent and ambivalent, and other perspectives are always possible
Palavras-chave: Hybridization
Landscape
Curriculum
Biopolitics
Hibridização
Paisagem
Biopolítica
Educação
Currículo
Pataxó
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Paisagens e Fluxos Curriculares pataxó: processos de hibridização e biopolítica. 2019. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10304
Data de defesa: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Paulo de Tassio Borges da Silva.pdf2,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.