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Tipo do documento: Tese
Título: A Lei de Cotas sob a Perspectiva dos Estudantes de Ensino Médio de uma Escola Pública no Acre
Título(s) alternativo(s): The Quotas Law under the perspective of high school students in a public school in Acre
Autor: Pulici, Maythe de Bríbean San Martin 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Terceiro membro da banca: Melo, Sandra Cordeiro de
Quarto membro da banca: Alves, Wálcea Barreto
Resumo: As Cotas Universitárias no Brasil são uma realidade recente. Questão sensível em todo o mundo, figuram entres as ações afirmativas que levam à equidade social. Esta tese tem como objeto de estudo as Cotas Universitárias no Brasil. Especificamente, tem interesse em estudar Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e sua aplicação quanto à reserva de 50% das vagas das Universidades Federais para estudantes egressos das Escolas Públicas. Dois tipos de pesquisa foram usadas como metodologia: a primeira, uma pesquisa bibliográfica que faz a revisão da literatura de 121 documentos científicos que tratam sobre o tema; a segunda é uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica. A pesquisa bibliográfica analisa as possibilidades e limitações das pesquisas realizadas sobre as Cotas de modo a traçar um perfil de como o tema é tratado na literatura. Entre as análises, demonstra-se que a Cota Racial é a que mais vem sendo discutida nesses artigos e a que mais causa controvérsias, enquanto é unânime o entendimento de que as Cotas para Deficientes e as Cotas Sociais são justas e devem ser praticadas não só na Educação, mas em outros contextos. A segunda pesquisa teve como objetivo principal compreender as perspectivas sobre as Cotas entre 222 estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública na cidade de Rio Branco, no Estado do Acre e, ainda, estudar como se deu a transição desses estudantes, legatários da Lei de Cotas, do Ensino Médio para a Universidade Federal. Nesta pesquisa infere-se que a maioria desses estudantes tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre a Lei de Cotas. A tese é composta de quatro capítulos: o primeiro, sobre a metodologia, tem o intuito de traçar o caminho percorrido para desenvolver as duas pesquisas; o segundo trata do tema maior da tese, a exclusão no Brasil . Nele, um histórico de como se deu a Lei de Cotas é descrito; o terceiro analisa criticamente a produção científica do período entre 2000 e 2018 sobre as Cotas Universitárias com vistas a discutir a Lei de Cotas e a reserva de vagas para estudantes egressos da Escola Pública; o quarto e último capítulo apresenta o resultado da pesquisa etnográfica. Destaca-se, neste último, a utilização que se fez, no início do campo, de um questionário com perguntas abertas e fechadas com o intuito de conhecer o perfil e fazer o registro sistemático dos estudantes quanto às suas disposições em cursar a Universidade Pública Federal competindo por Cotas
Abstract: The University Quotas in Brazil are a recent reality. A sensitive issue throughout the world, is among the affirmative actions that lead to social equity. This thesis has as object of study the University Quotas in Brazil, specifically it is interested in studying the Law no. 12.711 / 2012 (Law of Quotas) and its application regarding the 50% of the placements of Federal Universities, that are exclusively intended for high school students from Public Schools. Two types of research were conducted as methodology: the first, a bibliographical research that reviews the literature of 121 scientific papers that deal with the subject; the second is a qualitative research of an ethnographic nature. The bibliographic research analyzes the possibilities and limitations of researches carried about Quotas in order to draw a profile of how the theme is treated in the literature. Among the analyzes, it is shown that the Racial Quota is the most discussed in these articles and the one that causes more controversy, while it is unanimous the understanding that the Quotas for the Disabled and the Social Quotas are fair and must be practiced not only for education matters but in other contexts. The second research had as main objective to understand the perspectives on the quotas among 222 students of the High School of a Public School in the city of Rio Branco in the State of Acre, and also to study how was the transition of these students, legatees of the Law of Quotas, from High School to the Federal University. In this research, it is inferred that most of these students had little or no knowledge about the Quotas Law and despite the researcher's efforts to demonstrate to them the content of the Law text, of the total number of students involved in the research, only 33 continuities to study at the Federal University. The thesis is composed of four chapters: the first is about the methodology and intents to trace the pathway to develop the two researches; the second deals with the major theme of the thesis, 'exclusion in Brazil'. In this last one mentioned, a history of how the Law of Quotas in 2012 was established; the third critically analyzes the scientific production of the period between 2000 and 2018 on the theme of University Quotas discussing the Quotas Law and placements exclusively intended for high school students graduated from the Public School; the fourth and last chapter presents the result of ethnographic research. In the last chapter, is highlighted the use of an open-end questionnaire from the beginning of the field research to register the students profile and to provide a systemic record about their intention in attending the Federal Public University competing for quotas
Palavras-chave: Law of Quotas
Secondary Education
Superior Education
Placement Reservation
Federal Universities
Lei de Cotas
Ensino Médio
Reserva de Vagas
Universidades Federais
Educação
Cotas
Ensino Superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PULICI, Maythe de Bríbean San Martin. A Lei de Cotas sob a Perspectiva dos Estudantes de Ensino Médio de uma Escola Pública no Acre. 2018. 137 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10307
Data de defesa: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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