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Tipo do documento: Tese
Título: Juventude na contemporaneidade: leituras de desenhos de futuro
Título(s) alternativo(s): Youth in contemporaneity: readings of future drawings
Autor: Araújo, Nayara Cristina Carneiro de 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Gomes, Lisandra Ogg
Segundo membro da banca: Oliveira, Gustavo Coelho Rebelo de
Terceiro membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Quarto membro da banca: Mesquita, Silvana Soares de Araújo
Resumo: A presente pesquisa problematiza significações de juventude, tempo presente/futuro e interpelações sociais direcionadas ao estudante jovem, ao analisar desenhos de futuro dos jovens estudantes da terceira etapa do ensino médio público de três diferentes escolas de Goiânia, Goiás, a partir de noções teórico-metodológicas de Jacques Derrida, além de proposições de autores que dialogam com propostas pós-estruturalistas, como Leonor Arfuch. A empiria expôs um lado menos reconhecido da desconstrução derridiana, que é o reconhecimento da força das sedimentações de sentido, localizando-se um único formato de desenho de futuro para esses jovens, no que diz respeito ao seu encaminhamento profissional. Questionando, em catorze conversas realizadas em 2017 e 2018, como as interpelações sociais aparecem em narrativas de jovens do ensino médio regular acerca do seu futuro, apresentam-se escola e família como instituições que orientam os desenhos de futuro ao ingresso no ensino superior. Identifica-se que a escola, enquanto interpelação diária na vida desses jovens, apresenta a formação superior como caminho obrigatório, embora não ofereça condições educacionais suficientes para o ingresso desses jovens em universidades públicas, ocasionando planejamentos de futuro inviabilizados pela própria precariedade da formação acadêmica que é oferecida a tais jovens. Essa conclusão abriu, ainda, caminhos para refletir sobre o futuro dos jovens pobres do Brasil, sobre o significado do ensino médio nos dias de hoje, e sobre a reforma imposta a esse nível a partir da lei n.º 13.415/2017
Abstract: The present research problematizes meanings of youth, present/future and social challenges directed to the young student, analyzing future drawings of the young students of the third stage of public high school in three different schools of Goiânia, Goiás, based on theoretical notions and methodologies by Jacques Derrida, as well as propositions by authors who dialogue with poststructuralist proposals, such as Leonor Arfuch. Empiricism exposed a less recognized side of the deconstruction, which is the recognition of the strength of meaning sedimentation, locating a single format of future design for these young people, regarding their professional qualification. Questioning, in fourteen conversations held in 2017 and 2018, how social challenges appear in narratives of young people from regular high school about their future, school and family are presented as institutions that guide future designs to enter higher education. It is identified that the school, as a daily challenge in the lives of these young people, presents higher education as a compulsory path, although it does not offer sufficient educational conditions for the entrance of these young people in public universities, causing future plans made impossible by the very precariousness of the academic formation that is offered to this people. This conclusion also opened the way to reflect on the future of poor young people in Brazil, on the meaning of high school today, and on the reform imposed at this level from law no. 13.415/2017
Palavras-chave: High School
Youth Education
Project of life
Educação Média
Educação da Juventude
Projeto de vida
Educação
Juventude
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Nayara Cristina Carneiro de. Juventude na contemporaneidade: leituras de desenhos de futuro. 2019. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10309
Data de defesa: 25-Out-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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