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Tipo do documento: Tese
Título: Da creche universitária à EEI-UFRJ: uma pedagogia da infância entre rastros, rascunhos e alinhavos
Título(s) alternativo(s): From nursery to EEI-UFRJ: a childhood pedagogy among traces, drafts and outlines
Autor: Melo, Cláudia Vianna de 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Segundo membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Quarto membro da banca: Gomes, Lisandra Ogg
Resumo: Esta tese traz os resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar como os diferentes interlocutores pensaram as crianças e as suas infâncias na construção de uma pedagogia da infância na EEI-UFRJ, em sua relação com o ensino, a pesquisa e a extensão, no espaço físico da Escola de Educação Infantil da UFRJ, localizada no Campus da UFRJ, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro (RJ). A pesquisa como experiência se deu por meio de uma narrativa coletiva de 40 sujeitos e com a especial participação de uma criança que contribuiu significativamente para essa escrita, que teve como pretensão ser uma história reescrita a contrapelo. Os seguintes dispositivos da pesquisa contribuíram significativamente com o desenvolvimento da investigação: levantamento bibliográfico das produções do conhecimento da EEI-UFRJ e análise documental dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no período de 2011 a 2018, localizados no acervo institucional da EEI-UFRJ e na Plataforma Lattes; levantamento bibliográfico das produções sobre pedagogia da infância e análise documental de trabalhos acadêmicos produzidos no período de 2011 a 2017, com foco no tema Pedagogia da Infância, constantes em SciELO Brasil, Base Minerva (SiBi) e Biblioteca da ANPEd; revisão do material de campo disponibilizado por pesquisadores (as) em acompanhamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão; análise de transcrições de diversos encontros realizados com pesquisadores (as) e equipes pedagógica e da escola, em diferentes espaços e tempos da EEI-UFRJ; análise e revisão do registro realizado no caderno de campo durante o acompanhamento das reuniões de equipe e no desenvolvimento das atividades dos projetos na unidade; análise em documentos e acervos institucionais. Como principais referenciais teóricos, citam-se Aquino e Vasconcellos (2012), Arroyo (2009, 2014), Benjamin (1987a-j, 2002a, b), Larossa (2014, 2016), Richter e Barbosa (2013), dentre outros. Consideraram-se, também, vários documentos legais que contemplam as reflexões e discussões sobre as políticas públicas para a pequena infância. Como resultado, constatou-se a participação e reivindicação de muitos sujeitos da Equipe da EEI-UFRJ por um espaço ainda mais democrático na especificidade da pedagogia nesta UUEI. O recorte do trabalho de campo, no período de 2011 a 2018, com a implantação da Resolução nº 1/2011, permitiu o mapeamento de um importante quantitativo de produções do conhecimento sobre crianças e suas infâncias que tiveram como campo de investigação a EEI-UFRJ, resultando na afirmação da escola em seu compromisso social e acadêmico. Contudo, as narrativas dos diversos sujeitos que participaram da pesquisa apontaram tensões no fazer pedagógico e na elaboração coletiva dos documentos institucionais denominados PPP e Regimento. Assim, todos os sujeitos deixaram registradas, cada um à sua maneira, a sua contribuição e a sua participação na construção de uma singular Pedagogia da Infância de resistência, de experiência e contra a barbárie na EEI-UFRJ. Como resultado também se inclui a elaboração das planilhas Levantamento bibliográfico das produções do conhecimento da EEI-UFRJ 2011-2018 e Levantamento bibliográfico das produções sobre pedagogia da infância 2011-2017 . Todos os resultados da análise foram relevantes para se compreender a identidade da Pedagogia da Infância nesta escola, uma narrativa que se tornou coletiva entre rastros, rascunhos e alinhavos
Abstract: This thesis showcases the results of a research aimed at investigating how different interlocutors thought of children and their childhoods in the construction of a childhood pedagogy at EEI-UFRJ and its relation to teaching, research and extension in the space of the School of Childhood Education, located at the UFRJ campus of Cidade Universitária in Rio de Janeiro. The research as an experiment took place through a collective narrative of 40 subjects and with a special participation of a child, who contributed significantly to the writing of this paper and was intended as a counter story. The following resources contributed significantly to the development of the research: a bibliographic survey of productions from EEI-UFRJ and a documentary analysis of teaching, research and extension writings from 2011 to 2018, located in the institutional collection of EEI-UFRJ and in the Plataforma Lattes database; bibliographic surveys of productions on childhood pedagogy and documentary analysis of academic papers focused on the theme of childhood pedagogy produced from 2011 to 2017, found in SciELO Brazil, Base Minerva (SiBi) and the ANPEd library; review of field material made available by researchers to accompany teaching, research and extension projects; analysis of transcripts of various meetings held with researchers as well as educational and school teams during different periods at EEI-UFRJ; analysis and review of records made in the field notebook during monitored team meetings and in the development of project activities; analysis in documents and institutional collections. The main references, among others, are Aquino and Vasconcellos (2012), Arroyo (2009, 2014), Benjamin (1987a-j, 2002a, b), Larossa (2014, 2016), Richter and Barbosa (2013). Several legal documents that contemplate the reflections and discussions of public policies for children were considered. As a result, there was a participation and claim by many subjects of the EEI-UFRJ team for a more democratic space within the specificity of pedagogy in the UUEI. The field work from 2011 to 2018, alongside the implementation of Resolution nº 1/2011, allowed a significant mapping of productions on children and their childhoods that were in the field of investigation of the UUEI, resulting in the school s affirmation of its social and academic commitment. However, the narratives of the various participating subjects pointed to tensions in the pedagogical practice and in the collective elaboration of the institutional documents known as PPP and Regimento. Thus, all subjects registered, each in their own way, their contribution and participation in the construction of a pedagogy of resistance, experience and against barbarism at EEI-UFRJ. Results also include the elaboration of the worksheets Levantamento bibliográfico das produções do conhecimento da EEI-UFRJ 2011-2018 and Levantamento bibliográfico das produções sobre pedagogia da infância 2011-2017 . All the results of the analysis were relevant to understand the identity of childhood pedagogy in this school, a narrative that became collective among traces, drafts and outlines
Palavras-chave: Childhood education
EEI-UFRJ
Childhood pedagogy
Experiment on Walter Benjamin
Educação infantil
EEI-UFRJ
Pedagogia da infância
Experiência em Walter Benjamin
Educação
Infância
Pedagogia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Cláudia Vianna de. Da creche universitária à EEI-UFRJ: uma pedagogia da infância entre rastros, rascunhos e alinhavos. 2019. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10311
Data de defesa: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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