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Tipo do documento: Tese
Título: Tornar-se aluno: identidade e pertencimento um estudo etnográfico
Título(s) alternativo(s): To become a student: identity and belonging: an ethnographic study
Autor: Castro, Paula Almeida de 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Bagnall, Nigel Fraser
Terceiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Quarto membro da banca: Cassity, Elizabeth
Quinto membro da banca: Canen, Ana
Resumo: Os processos de tornar-se aluno, mediados pelas identidades e pertencimentos, é o objeto desse estudo. O desenvolvimento desse estudo voltou-se para compreender esses processos e melhor informar, principalmente, aos que dela participam na construção de espaços e saberes que privilegiem o sujeito aluno e, possivelmente, redimensionar o papel da escola e dos professores no atual contexto sócio-educacional brasileiro. A partir dos aspectos teórico-epistemológicos, bem como dos dados metodológico-empíricos pretende-se propor uma teoria sobre o tornar-se aluno baseada no paradigma dialético de construção do conhecimento. Buscou-se compreender o cenário da escola como um espaço de inclusão que conflita com as práticas de interação socioculturais de sala de aula pela utilização de normas e ideologias distantes das propostas das políticas de uma escola inclusiva. Através da abordagem etnográfica de pesquisa objetivou-se estudar, analisar a natureza dos processos de tornar-se aluno, descrita por três grupos de participantes da pesquisa, em diferentes momentos de transição de suas vidas acadêmicas (educação infantil, ensinos fundamental e superior). Considera-se que a etnografia na educação tem um potencial dialético e sócio-interativo para explicar a perspectiva do aluno e outros sujeitos da escola sobre a escolarização e os processos de tornar-se aluno. Nesse sentido, buscou-se identificar e descrever as características das diferentes etapas do processo de escolarização a partir da vivência das práticas educacionais pelos alunos e das relações e interações dos atores escolares intermediadas pelo deveres , fazeres e saberes observados na ação pedagógica em sala de aula. Procurou-se, ainda, entender e explicitar o papel da memória na construção individual e coletiva dos alunos sobre o tornar-se aluno para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Nesse sentido, pretende-se, com a apresentação dos resultados desse estudo, contribuir para ampliar o entendimento sobre como o aluno torna-se aluno.
Abstract: The process of becoming a student, mediated by the identities and affiliations, are presented in this study. The development of this study was focused to understand these processes and to provide better information, especially to those who participate in the construction of spaces and knowledge that privilege the individual student and possibly reassess the role of schools and teachers in the current socio-educational Brazil. From the theoretical-epistemological, and methodological and empirical data it intended to propose a theory about becoming a student based on the dialectic paradigm of knowledge construction. It tried to understand the school setting as a space of inclusion that conflicts with the practices of socio-cultural interaction in the classroom through the use of standards and away from ideologies proposed from the inclusive policies to school. Through ethnographic approach the research aimed at studying and analyzing the nature of the processes of becoming a student, described by three groups of subjects, at different times of transition from their academic life (kindergarten, primary and higher). It is considered that ethnography in education has the potential socio-dialectical and interactive to explain the perspective of the student and other school subjects on education and the process of becoming a student. Accordingly, we sought to identify and describe the characteristics of different stages of education from the experience of educational practices for students and the relationships and interactions of school actors brokered by a "duty", "tasks" and "knowledge" observed in pedagogical action in the classroom. It was, also, found ways to understand and to explain the role of memory in individual and collective construction of students on the student to become the academic and professional development. Accordingly, it is intended, with the presentation of the results of this study to help to increase understanding about how the student becomes a student.
Palavras-chave: Identity
Belonging
Resilience
Ethnography
Identidade
Pertencimento
Resiliência
Etnografia
Sociologia educacional
Escolarização
Alunos Identidade social
Alunos Usos e costumes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CASTRO, Paula Almeida de. Tornar-se aluno: identidade e pertencimento um estudo etnográfico. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10314
Data de defesa: 23-Mar-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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